Escolas municipais recebem a exposição ´Pássaros do Brasil´

21/06/2022 17:39:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Mostra é itinerante e percorre unidades de ensino

A exposição Pássaros do Brasil segue até o final do ano letivo nas escolas municipais. O Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) recebe a mostra até esta quinta-feira (23), das 9h às 15h. Já a partir da próxima segunda-feira (27), dia 1º de julho, a exposição itinerante estará no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro. A mostra é direcionada aos estudantes da unidade e de outras escolas municipais interessadas.

Com 24 telas e quatro pôsteres, "Pássaros do Brasil" é organizada pelo Instituto Vida Sustentável em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Iniciada na Semana do Ambiente, realizada na Cidade Universitária, a mostra também já passou pelo Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra). O colorido das telas retrata pássaros como arara, tucano, papagaio, sabiá, canário da terra, cardeal, gralha e sanhaço.

A mostra destaca a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e cuidados com os impactos da ocupação desordenada, queimada e uso de agrotóxicos. O público visitante, como alunos e profissionais das unidades municipais de ensino, têm a oportunidade de apreciar a pintura sobre óleo e saber mais a respeito do histórico dos pássaros e regiões em que vivem, como o pantanal mato-grossense.

A programação é elogiada pelos visitantes. Entre eles, a curiosa Ludimila Mendes. A aluna do 6º ano fez questão de ler mais a respeito dos pássaros. "Gosto de artes e de ciências. Soube muitas curiosidades. Gostei da exposição", contou. Da mesma opinião é a professora de Artes Mislene Gomes. "Mostras como estas são importantes para a comunidade escolar ter mais acesso à arte e ao conhecimento. Esta é uma excelente oportunidade", ressalta.

Segundo o curador e responsável pela exposição da Secretaria de Educação, Paulo Moraes, o programa sociocultural e ambiental "Pássaros do Brasil", a intenção é atender todas as escolas da rede municipal com uma mostra que vai contribuir com a consciência ambiental e o ensino de algumas disciplinas específicas. "A exposição vai atender escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além da mostra haverá atividades extras, como exibição de filmes e debates”, ressalta. O agendamento para receber a exposição pode ser feito pelo WhatsApp (22) 98828-3131.


Fotos Relacionadas