logo

Escolas podem agendar para receber o projeto 'Vilões do Esgoto'

01/07/2022 12:01:00 - Jornalista: Assessoria BRK e Waleska Freire

Objetivo é difundir informações que colaborem para a conscientização ambiental

Para colaborar com a formação de cidadãos mais conscientes, abordando a importância do saneamento básico no dia a dia desde a infância, a BRK (empresa que presta serviço de saneamento básico em Macaé), oferece a apresentação interativa "Vilões do Esgoto", que alia educação e diversão para um aprendizado lúdico sobre o assunto.

Para aderir a essa iniciativa e agendar a participação no projeto "Vilões do Esgoto", os representantes das escolas públicas municipais podem entrar em contato pelo telefone (22) 99878-0023 ou pelo e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.

"A proposta é informar, educar e mobilizar os estudantes quanto a um comportamento adequado em relação ao descarte de resíduos de forma a evitar o entupimento da rede”, disse a Secretária de Educação, Leandra Lopes.

Os trabalhos irão ressaltar que óleo de cozinha, papel higiênico, cabelo, sacola plástica, fio dental e fralda descartável, quando jogados em vasos, pias ou ralo de banheiros, trazem transtornos para toda a sociedade.

Por meio deste projeto, para abordar temas como o papel do saneamento na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde, são utilizados jogos interativos, que mostram que o aprendizado sobre o tratamento de esgoto pode ser muito divertido.

Com direito a “Corrida do Meio Ambiente”, em que as crianças são as peças principais de um jogo da memória, é possível interagir com personagens como “Bete Cotonete”, “Bolinha Óleo de Cozinha”, “Durval Fio Dental” e “João Algodão”. A finalidade é mostrar que todos têm um papel que reflete diretamente neste ciclo e que qualquer resíduo descartado incorretamente causa transtorno para a qualidade de vida e saúde.

"A educação e a conscientização são fundamentais para que o ciclo do saneamento básico funcione efetivamente. O objetivo é que, cada vez mais, sejam observadas melhoras com relação à coleta e ao tratamento de esgoto na cidade. E os bons resultados deste trabalho são frutos de um esforço conjunto", explicou o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.