Foto: Grazielle de Marco
Professores recebem capacitação para o novo trabalho
Dezenove escolas da Rede Municipal de Educação de Macaé com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão receber, no próximo mês, os materiais necessários às práticas do projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Desde abril, os professores dessas escolas recebem orientação da Coordenação de Matemática da Secretaria de Educação para realizarem atividades com recursos concretos, que proporcionam aos estudantes a construção dos conceitos matemáticos de forma lúdica.
- No primeiro semestre, a coordenação priorizou as turmas de 6º ano de cinco escolas, oferecendo formação continuada aos professores e os materiais necessários às praticas dos LEM. Com a aquisição de material para dezenove escolas, ampliaremos o projeto - , informa o Secretário de Educação, Guto Garcia, que é matemático.
Três das escolas em que há orientação de professores para atuação nos LEM já possuem laboratórios físicos: E. M. Professor Samuel Brust, C. M. Professora Elza Ibrahim e E. M. Maria Letícia Santos Carvalho. Nas unidades escolares Oscar Cordeiro e Engenho da Praia, as oficinas acontecem durante as aulas regulares ou nas duas aulas semanais extras, previstas pelo Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano, que também garante dois tempos semanais a mais de Língua Portuguesa.
Além das escolas do 2º segmento, algumas do primeiro também desenvolvem atividades relacionadas ao LEM. Uma das coordenadoras dessa área, Vanessa Arenari, afirma que essas estratégias têm melhorado a aprendizagem da matemática. As expectativas são positivas sobre os alunos dessas dezenove escolas, que participaram esta semana da primeira fase da ‘7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas’. “Os resultados das Olimpíadas mostram um crescimento. Recebemos, em 2009, medalha de bronze e, em 2010, medalha de prata”, disse.
- Será possível manusear esses materiais e pesá-los. Materiais dourados, quebracabeças, lápis de cor, régua, compasso, papel quadriculado, entre outros, fazem parte do kit que será distribuído, disse Vanessa.
A também coordenadora de Matemática, Norma Tanus, considera que executando tarefas no laboratório os alunos aprendem a fazer relações. “Esses procedimento matemáticos irão propiciar que desenvolvam habilidades que serão importantes para todas as áreas, como: concentração, perseverança, validação de resultados, organização e síntese”, destaca.
No dia 24, os alunos farão a ‘Prova Macaé 2011’, que foi antecedida de duas provas de simulado. Essa avaliação e o trabalho que a envolve preparam o aluno para a ‘Prova Brasil 2011’, que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de cada escola. A ‘Prova Macaé 2011’ também é parte do Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano.
Além dessas atividades, a coordenação está envolvida com o evento realizado pela parceria entre Secretaria de Educação e o Laboratório de Educação à Distância da UFF, ‘Encontro de Gestão de Polos e de Cursos à Distância e Recursos para o Ensino de Matemática’. Esse encontro acontecerá na Cidade Universitária, no dia 2 de setembro, das 9h às 19h, e no dia 3, das 9h às 17h. As inscrições de professores para as 300 vagas devem ser feitas pelo site HTTP://eventos.lanteuff.org. A Secretaria também organizará a visitação de estudantes da rede ao evento.
Um polo do Laboratório de Educação à Distância da UFF, que funciona no Instituto Federal Fluminense de Macaé (IFF), preparando professores para o uso das novas tecnologias, estará nesses dois dias na Cidade Universitária. O laboratório fará cinco eventos no país e Macaé foi escolhida para receber o primeiro. Além disso, vai haver laboratório de Educação Matemática voltado para Geometria e palestras com especialistas.