logo

ESF da Nova Holanda ganha projeto de leitura

13/07/2022 18:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é contribuir com a qualidade de vida da população

A unidade da Estratégia de Saúde da Família da Nova Holanda recebeu, na tarde desta quarta-feira (13), o lançamento da expansão do projeto "Ler também é um ato de saúde”, com a sala de leitura para adultos usuários do espaço. O projeto é um dos vencedores do "I Prêmio Servidores Inovadores" e visa contribuir com a qualidade de vida, saúde física e mental.

A ação vai possibilitar o cadastro dos usuários e empréstimo de cerca de 90 livros, que foram doados. Os atendidos poderão utilizar as obras durante 30 dias. Durante uma vez ao mês haverá roda de conversas sobre os relatos dos títulos que foram lidos. Na programação foi realizada roda de conversa com o tema "Saúde Mental", com a psicóloga convidada Ana Caroline Pinheiro, lanche festivo e apresentação do projeto com troca de experiências e depoimentos.

Segundo as funcionárias e integrantes do projeto Myrna Bernado e Michelle Oliveira, a iniciativa foi organizada pelas representantes do “Ler também é um ato de saúde” e as médicas Darley Araújo e Tathiana Bichara.

"Estamos satisfeitas com o resultado. Durante uma vez ao mês, outras rodas de conversa serão desenvolvidas com outras abordagens nas rodas de conversa e leitura. O resultado, com certeza, será ainda mais positivo. Hoje, a temática saúde mental foi muito válida para debate”, pontuaram.

Desde o mês de novembro, funciona um espaço de leitura com cerca de 100 títulos para crianças que fazem do lugar um “point”. Entre eles estão Giovana Narciso, de 7 anos, e Oliver Narciso Marins, de 3 anos. “Aqui é muito legal. Gostamos muito de todas as histórias”, contam.

A ação foi elogiada pelos participantes. Entre eles estava a usuária Juliana Cardoso Muniz Paez. “Moro aqui na Nova Holanda e frequento a unidade do Estratégia de Saúde da Família. Esta roda de conversa foi muito importante, pois tratou de saúde mental. Tenho depressão e ansiedade e foram tratadas questões essenciais. Em outras atividades eu quero voltar”, ressalta.

Com o tema “Ler é o melhor remédio”, a iniciativa do projeto “Ler também é um ato de saúde” tem por objetivo alcançar adultos e crianças da comunidade, contribuindo assim no processo de desenvolvimento infantil, principalmente quanto ao aspecto cognitivo. O constante trabalho mental, resultante de leituras, traz inúmeros benefícios ao cérebro, sendo um importante aliado na proteção de doenças degenerativas.

Quem quiser doar títulos pode procurar a sede da ESF da Nova Holanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O espaço funciona na Rua 9, s/n, esquina com a Rua Medeiros.

O projeto “Ler também é um ato de saúde” foi elaborado pelas seguintes funcionárias da ESF Nova Holanda: Michelle Oliveira (agente comunitária de saúde), Myrna Bernado (enfermeira), Sued Moura e Núbia dos Anjos (técnicas de Enfermagem), Querlen Quitanilha e Beatriz Narciso (agentes comunitárias de saúde), e Carolina Goudard (recepcionista).

O tema, premiado em 2021, no I Prêmio Servidores Inovadores, é uma iniciativa de reconhecimento e divulgação de práticas e experiências inovadoras implementadas no ano de 2021, que contribuíram e colaboraram para a melhoria e eficiência da gestão pública.


Fotos Relacionadas