logo

ESF Nova Holanda recebe Agosto Lilás

23/08/2022 17:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Ação reuniu moradores da área e usuários dos serviços oferecidos na unidade

Nesta terça-feira (23), o espaço da unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Nova Holanda realizou a programação Agosto Lilás. A ação reuniu moradores da área e usuários dos serviços oferecidos na unidade. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de interagir na roda de conversa sobre temas como “Consciência da Mulher”, “Violência contra mulher”, “Direitos e deveres”. A abordagem foi ministrada pela equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Foram disponibilizadas informações da cartilha de Direito das Mulheres: Educação na Luta Contra a Violência Doméstica.

Na ocasião, cerca de 40 participantes receberam orientações da psicóloga Paola de Oliveira Salvaterra e Lúcia Helena Silva, assistente social do Ceam. Durante a programação, eles também tiveram a oportunidade de fazer parte de ações dos projetos “Ler também é um ato de saúde” e “Retalhos da Vida”. A enfermeira Malu Gabriela da Rocha também esteve presente representando a Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

Para os gerentes da ESF Nova Holanda, Myrna Bernardo e Fabiano César Diniz, a mobilização quanto ao Agosto Lilás foi de suma importância. “Recebemos usuárias e visitantes que puderam receber informações e compartilhar experiências”, pontuaram. Na ocasião, os usuários puderam debater questões ligadas à saúde mental e apreciar trabalhos manuais desenvolvidos no “Retalhos da Vida”, que prioriza o atendimento à saúde mental e o acolhimento . A atividade abrange apresentação de técnicas de crochê, reciclagem, bijuterias, canetas decoradas e produção de peças com retalhos. O "Retalhos da Vida" é desenvolvido pelas agentes comunitárias Maria da Glória Lima dos Santos, Eloísa dos Santos, Celi Pires, Joice Manhães, Márcia Helena Dames e Rebeca Oliveira.

Leitura - Outra atividade foi a do projeto “Ler também é um ato de saúde”, com a sala de leitura para adultos usuários do espaço. O projeto é um dos vencedores do "I Prêmio Servidores Inovadores” e tem a finalidade de destacar a qualidade de vida e mental. Diante da ação, todas às quartas, pode-se solicitar empréstimo de um dos cerca de 90 livros que foram doados, sendo que uma vez ao mês, também acontece roda de conversas sobre os relatos dos títulos que foram lidos. Com o tema “Ler é o melhor remédio”, a proposta é alcançar adultos e crianças da comunidade.

O projeto foi elaborado pelas funcionárias da ESF Nova Holanda: Michelle Oliveira (agente comunitária de saúde); Myrna Bernado (enfermeira); Sued Moura e Núbia dos Anjos (técnicas de Enfermagem); Querlen Quitanilha e Beatriz Narciso (agentes comunitárias de saúde) e Carolina Goudard (recepcionista).

Quem quiser doar títulos pode procurar a sede da ESF da Nova Holanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O espaço funciona na Rua 9, s/n, esquina com a Rua Medeiros.


Fotos Relacionadas