logo

Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação é atrativo da Expo Macaé 2025

26/07/2025 23:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin / Thiago Gadelha

Os prefeitos Welberth Rezende (Macaé) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro) visitaram a tenda na entrada do Parque de Exposições Latiff Mussi.

Imersão, interatividade e popularização de elementos tecnológicos. Este é o espaço de 800 metros quadrados da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, montado pela primeira vez na 41ª Expo Macaé. Neste sábado (26), a tenda recebeu a visita do prefeito do município, Welberth Rezende, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que percorreram o Parque de Exposições Latiff Mussi, com lideranças locais e autoridades políticas da região.

As famílias podem aproveitar o espaço até a próxima terça-feira (29), aniversário de 212 anos da cidade, das 10h às 23h. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinicius Pessanha da Silva Araújo, explicou que a proposta é oferecer um espaço de interação e imersão, além de relaxamento para pessoas com deficiência, com profissionais especializados para atendimento. A tenda conta com área de jogos, robótica, com demonstrações de realidade virtual e, ainda, maquete com projeto das novas escolas e Centro de Monitoramento Integrado da Defesa Civil.


“Nosso propósito é demonstrar que a tecnologia é acessível a toda a população. É a primeira vez que a Secretaria de Ciência e Tecnologia participa da Expo Macaé. Buscamos expandir o alcance da tecnologia em todas as áreas. Buscamos engajar pessoas de todas as idades, desde os mais velhos, com a experiência de jogos retrô, até os mais jovens, com robôs, interações, jogos e um planetário, que tem sido um grande sucesso em sua primeira edição”, frisou o secretário.



As sessões do Planetário são realizadas a cada 20 minutos e incluem cinema, visitas, jogos e atividades interativas com instrutores.


“O nosso robô tem sido um grande sucesso, com diversas apresentações ao longo do dia. Na área externa, temos o espetáculo Dança das Águas. Gostaria de agradecer o empenho dos profissionais da secretaria para o sucesso desse espaço”, acrescentou Vinicius.



O secretário de Educação, Matias Mendes, destacou a sala equipada com recursos tecnológicos como lousa digital e mesa interativa, que são utilizados em sala de aula.


“Além disso, criamos uma sala de regulação especialmente projetada para atender crianças com deficiência (PCDs) que participam do evento. A sala oferece um ambiente acolhedor e seguro, com recursos pedagógicos e materiais sensoriais para auxiliar na autorregulação e no bem-estar delas. O espaço também conta com abafadores e brinquedos sensoriais, permitindo que elas desfrutem da exposição de forma confortável e proveitosa”, ressaltou Matias.



Matias frisou ainda o projeto da maquete do novo padrão das escolas, um modelo para futuras transformações educacionais.


“A iniciativa demonstra a configuração de um novo padrão para as escolas, visando acessibilidade, segurança e conforto. O objetivo é criar um ambiente propício ao trabalho dos professores, permitindo a aplicação de metodologias diferenciadas. A infraestrutura é considerada essencial para o sucesso do processo educativo, reconhecendo que a educação contemporânea transcende a simples metodologia. A adequação do ambiente físico é fundamental para otimizar os resultados educacionais”, disse.



A Secretaria de Defesa Civil apresenta no mesmo espaço as estações meteorológicas do município com o Centro Integrado de Monitoramento.


“Trouxemos o modelo do nosso programa de gestão das estações para explicar à população como emitimos os alertas, analisamos as variáveis de chuva e vento, e como a Ciência e Tecnologia nos auxilia nesse processo. Com o programa Wi-Fi Macaé, dispomos de câmeras que cobrem, essencialmente, todas as praças do município. Além disso, estamos apresentando o aplicativo que será lançado em aproximadamente 30 dias. Com ele, a população terá acesso a todos os dados das estações meteorológicas. O aplicativo, chamado "Macaé Resiliente", desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a UFRJ, exibirá os mesmos dados apresentados no painel, e permitirá a interação da população, que poderá enviar fotos, vídeos, mensagens de texto e áudios relatando ocorrências, como a queda de árvores”, explicou o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.



O espaço conta com a parceria de órgãos como Serviços Públicos, Saúde, Agroeconomia, Defesa Civil e Turismo.