Foto: Ana Chaffin
As duas estações receberam o mesmo investimento da prefeitura
Para cumprir com a meta de sanear todo município, a Prefeitura de Macaé, através de ações da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), avança no saneamento básico na região serrana com a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que já estão prontas - funcionando nos três níveis de tratamento: primário, secundário e terciário - e serão inauguradas no próximo dia 19 (Dia Mundial do Saneamento Básico). Uma fica no distrito serrano de Glicério; a outra, no Sana.
De acordo com o presidente da Esane, Marcos Muffareg, as obras representam benefício para os meios hídricos do município, como o Rio Sana, o Rio São Pedro e o Rio Macaé, além de dezenas de pequenos mananciais que cortam a serra macaense. "O custo da construção é minimizado, já que o saneamento é um bom investimento econômico, reduzindo inclusive gastos com a saúde pública", disse Muffareg.
As obras começaram este ano. As estações são iguais, estão pintadas, têm formato retangular, com 12 metros de comprimento, 6 de altura e 6 de largura. Foram construídas com placas de aço 1020 e com revestimento de fibra de vidro, para evitar a corrosão normal do efluente e dar maior durabilidade. A vazão é de 5,0 litros de esgoto por segundo, podendo chegar a 9,0 litros por segundo. As antigas estações não atendiam mais ao crescimento das localidades e as algumas partes serão instaladas em outras localidades menores, ainda sem o tratamento do esgoto.
O esgoto que chega às estações e recebe o tratamento já está sendo devolvido para os mananciais com quase 100% de pureza. Com ligações residenciais/comerciais, as novas ETEs já operam removendo a matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, recebendo cloreto férrico e ultravioleta, para maior proteção aos corpos hídricos. “O objetivo é tratar a água e o esgoto de toda a região serrana”, afirmou Muffareg.
A Esane também instala mais de 100 Módulos Sanitários Domiciliares na Estrada das Andorinhas, na Cabeceira do Sana. Eles foram doados ao município pelo Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio Macaé, e compõem um kit com caixa de gordura e fossa, e são capazes de captar e tratar o esgoto de residências situadas em áreas mais distantes do centro urbano, com até 70% de eficiência.
Plano de Investimentos
A Esane elaborou o Plano de Intervenção de Investimentos 2014, com vista aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que foi apresentado e aprovado pelo prefeito, Dr. Aluízio, e será efetuado com recursos da própria prefeitura. As ações vão começar em 2015. Foram desenvolvidos projetos de abastecimento para Glicério, Frade e Sana, encaminhados e aprovados pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e Ministério das Cidades.
Além disso, o Plano prevê investimento para atender à toda população urbana da região serrana, em locais como Cachoeiros de Macaé, Bicuda Grande, Areia Branca, Córrego do Ouro, Bicuda Pequena e Reta do Frade. Também estão previstas obras de tratamento de esgoto na Areia Branca, Cabeceira do Sana e outras localidades da serra macaense.