logo

Estado interrompe fornecimento de vacina antirrábica humana

09/11/2016 15:23:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Macaé informa que recebeu, esta semana, a notícia de que o Governo do Estado não fornecerá mais doses da vacina antirrábica humana - VARH (vero) ao município. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SVS/SES/RJ), em decisão unilateral, centralizou a aplicação da vacina no município de Campos dos Goytacazes para todas as cidades da região norte fluminense.

Além disso, foram estabelecidos dois dias para aplicação do imunobiológico no município polo (Campos dos Goytacazes): todas segundas e quintas-feiras, das 8h às 17h. Por isso, no momento, Macaé não realiza a aplicação da vacina. A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacina é fornecida exclusivamente pelo estado, não sendo possível ao município comprá-la para que a vacinação não seja interrompida.

Frente à situação, as pessoas que sofrerem mordedura de cão, gato ou outro animal potencial transmissor da raiva humana terão que ser acolhidas e transportadas para Campos dos Goytacazes, nestes dois dias estabelecidos para aplicação da vacina.

A Secretaria de Saúde está tentando reverter a situação junto à Comissão Intergestora Bipartite e ao Conselho Municipal de Saúde.