A 1ª Mostra de Ficção Científica de Macaé, realizada no Solar dos Mellos nesta quarta-feira (18), reuniu mais de 130 pessoas para sua inauguração que contou com a presença de cinco escritores premiados no Brasil e na Europa. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e de Educação, coordenada pelo o jornalista Clinton Davisson, morador de Macaé e presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil (CLFC).
- Trata-se de um acontecimento inédito em Macaé que mostrou que tem potencial para abrigar eventos culturais deste porte. Vieram pessoas de todas as idades. Algumas já eram fãs e tinham conhecimentos de ficção científica, e outras conheciam pouco e ficaram muito interessadas. Esse é o nosso objetivo, promover essa interação e divulgar a cultura - afirma Clinton.
O evento também contou com o lançamento do livro “SpaceOpera – Odisseias Fantásticas Além da Fronteira Final”, uma coletânea de contos de nove autores de várias partes do país. O livro é considerado um dos maiores sucessos da Editora Draco e foi organizado pelo publicitário paulista Hugo Vera, que veio a Macaé pela primeira vez.
- Minha única tristeza é ter chegado em cima da hora e ter ido embora logo de manhã. Porque a cidade foi muito acolhedora. Não esperávamos uma recepção tão calorosa e nem que aparecesse tanta gente. Foi realmente uma grata surpresa e espero voltar em breve e com mais tempo - conta Hugo, que tem o conto Ganimedes publicado na coletânea. Além de Hugo e Clinton, estiveram presentes também os escritores Gerson Lodi-Ribeiro, Letícia Velasquez e Marcelo Jacinto que passaram a noite autografando os livros vendidos.
A maior atração do evento de estreia foi mesmo o assistente administrativo, Alessandro Tuze, presidente do Fã Clube 501st divisão Brasil. Especializado no chamado Cosplay, ou seja, em fazer fantasias realistas de personagens de ficção. Alessandro levou o público ao delírio ao aparecer vestido de Darth Vader, o vilão da saga Star Wars, eleito pelo Films Critics Society como o maior vilão da história do cinema. Alessandro, que montou sua própria fantasia em casa, passou mais de uma hora posando para fotos ao lado das pessoas. Sua esposa, Sandra Correa e seu filho e seu filho Alisson, também vieram vestidos de personagens de Star Wars.
- É sempre muito compensador este carinho. Esses heróis são a verdadeira mitologia moderna e nos sentimos como se estivéssemos realizando os sonhos das pessoas. Elas gritam, abraçam, querem tirar fotos, é uma sensação que não tem preço - ressalta.
Na plateia diversificada estavam desde estudantes de escolas locais, até profissionais do ramo petrolífero. Escolas da região serrana de Macaé organizaram excursões e uma turma de alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) veio completa para assistir a apresentação.
Segundo o presidente da Fundação de Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meireles, a mostra ficará até o final do mês de abril e são esperadas mais de quinhentas pessoas para visitar a exposição que conta com brinquedos, livros, fantasias, cartazes e outras coisas ligadas à ficção científica.
- Esses eventos culturais são importantes porque não são voltados apenas para crianças, mas para todas as idades. O Clinton Davisson é hoje um destaque no cenário nacional e isso agrega muito para nossa cidade – destaca Ricardo.