Estudantes conhecem projeto Metrô Macaé

10/05/2012 09:43:00 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Alunos visitaram a estação central

Conhecer de perto como irá funcionar o novo sistema de transporte de Macaé e as etapas do processo de implantação. Esta é a proposta que tem atraído jovens e adolescentes de instituições de ensino da cidade até a antiga estação ferroviária. Nesta quarta-feira (9), cerca de 80 alunos dos cursos técnicos de Logística e Automação do Senai tiveram essa oportunidade, além de acesso as informações do projeto e noção de como será futuramente a operação do VLT.

Além do Senai, a Secretaria de Mobilidade Urbana recebeu para a visita guiada nesta semana alunos da Escola Estadual Irene Meirelles. Segundo o gerente do VLT, Bráulio Lopes, a medida busca aproximar este núcleo que representa significativamente os usuários de transporte público na cidade.

- Em breve o VLT vai fazer parte do dia a dia das pessoas. Enquanto o transporte ainda não está disponível para a operação, estamos fazendo a aproximação da população por meio de informações, tirando dúvidas e permitindo que eles conheçam a composição e os seus mecanismos técnicos, revela.

Com cerca de 36 metros de comprimento, o VLT tem capacidade para 358 passageiros, uma média de seis ônibus. A iniciativa de implantação do sistema e o planejamento realizado em conjunto com o Governo do Estado surpreenderam positivamente o professor do curso de Logística Técnica do Senai, Bruno Adegoes.

- Achei muito interessante essa oportunidade que tivemos de conhecer mais essa proposta, que representa mais uma possibilidade de ampliação de transporte em Macaé. Fiquei muito satisfeito em ver que itens como segurança nas passagens de nível estão sendo levadas em consideração e bem analisadas pelos responsáveis, afirmou.

Para alguns a visita foi uma experiência de primeira viagem. Foi o caso do estudante Elizeu Lopes, que nunca havia visto um transporte ferroviário de passageiros.

“Acredito que esse projeto possa melhorar muito a situação do transporte em Macaé. Achei muito bom poder ver de perto essa primeira composição. Priscila Raimundo visualiza os benefícios da operação para o seu futuro “Vejo que esta inovação pode trazer para Macaé um transporte de segurança, que irá facilitar com que futuramente a gente consiga se deslocar com mais tranquilidade para a faculdade e o trabalho”, ressalta a estudante de logística.

De acordo com o cronograma de implantação do projeto Metrô Macaé, a partir do dia 21 de maio está prevista a realização de testes dinâmicos, pré-requisito da fábrica para certificação de itens como comunicação, frenagem e carregamento. A visitação guiada na antiga Estação Ferroviária está disponível para agendamento de instituições de ensino, associação de moradores e outros grupos que tenham interesse em conhecer o projeto. Para isso, basta oficializar o pedido no Fundo Municipal de Transporte e Trânsito, situado na própria estação.