Foto: Divulkgaçã
Alunos de Medicina e Enfermagem participam de aulas prática com funcionários da Emopi
A prefeitura de Macaé firmou mais uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desta vez através da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi). Alunos do terceiro período dos cursos de Medicina e Enfermagem estão tento aulas práticas de atendimento, com foco na prevenção, atuando junto aos funcionários da Emopi.
Cerca de 250 funcionários da Empresa Municipal serão atendidos por 38 alunos, que se dividem em grupos e dias diferentes com formulários preparados para prevenção e verificação de glicemia, pressão arterial, peso e altura. Todas essas orientações são acompanhadas de perto pelos professores Analúcia Maranhão (médica), Luciana Cabral (médica) e Raquel (Enfermeira). Estão previstas seis visitas à Emopi com turmas e em turnos diferentes para atender todo o quantitativo.
O presidente da Emopi, Antonio Carlos Sardinha, é um entusiasta dessa parceria. Ele lembra que a Emopi, que tem seu campo de atuação voltado para obras e iluminação pública, também se preocupa com a saúde e bem estar de seus funcionários.
- Estamos sempre nos esforçando para oferecer à população um serviço de qualidade, condizente com as expectativas. Mas também precisamos ficar atento a saúde de nossos funcionários para que eles rendam e sintam-se bem na execução de seus deveres, disse Sardinha, lembrando que o prefeito Riverton Mussi foi o grande articulador da vinda da UFRJ para Macaé.
O curso de medicina oferecido pela UFRJ na Cidade Universitária de Macaé se diferencia principalmente na organização das disciplinas, que são orientadas pela complexidade do conhecimento, com inserção dos alunos desde o início do curso em práticas nos diferentes cenários de assistência, de promoção da saúde e de prevenção de doenças.