logo

Estudantes de Macaé participarão da estadual do ‘MPT na Escola’

12/08/2025 16:33:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

O projeto tem o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade de erradicação do trabalho infantil

Trabalhos de alunos da Rede Municipal de Macaé que concorrem à fase estadual do concurso ‘MPT na Escola’ foram selecionados pela Comissão Julgadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na sexta-feira (8), na Cidade Universitária de Macaé. O projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Educação Integrada da Semed visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da erradicação do trabalho infantil, promovendo a proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Para isso, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram incentivados a participarem da seleção através de manifestações artísticas. Concorreram neste edital alunos do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, localizado no distrito de Glicério; Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, no Parque Aeroporto, e da Escola Municipal Paulo Freire, no Lagomar.

Ruan Lucas, aluno do 9º ano da Escola Municipal Paulo Freire, teve o seu desenho selecionado. Já a melhor poesia foi criada por Ana Beatriz da Silva, do 6º ano do Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, e a melhor música foi ‘Lugar de Criança É na Escola’, dos compositores e intérpretes: Amélia Amorim André, Larissa Peixoto Xavier, Liz Rodrigues Silva, Luna Souza de Oliveira e Sophia Gonçalves Candéa Ribeiro, acompanhados no violão, contrabaixo, teclado, bateria e percussão pelo professor de música Tiago Luiz.

A comissão julgadora dos trabalhos selecionados para a etapa estadual foi composta por integrantes da equipe Pedagógica e da Gestão Democrática da Semed e pela coordenadora de Educação Integrada da Semed, Janiane Nunes, à frente do projeto pela Prefeitura. Os trabalhos concorrentes na etapa nacional deverão ser inscritos até 5 de setembro e os resultados serão divulgados até 12 de outubro.

“Das escolas habilitadas para o concurso, três enviaram trabalhos. Todos os alunos participantes receberão medalhas do Município. Já os selecionados na etapa estadual para concorrer na etapa nacional poderão receber celulares e tablets e outros prêmios se foram escolhidos na final. Este trabalho é muito importante para conscientizar nossas crianças sobre as questões que envolvem o trabalho infantil, a segurança e a saúde nas escolas. O trabalho infantil é crime. Fiquei muito feliz com a participação dos alunos, o que mostra que estão realmente envolvidos e dispostos a mostrar a realidade em que vivem. É a primeira vez que Macaé participa desta seleção”, disse Janiane.


Fotos Relacionadas