Cinco estudantes da rede municipal do Ensino Fundamental estão sendo premiados com a medalha “Amigos da Terceira Idade”, por elaborarem redação com o tema “idoso”. A premiação, que começou nesta segunda-feira (17), prossegue por toda a semana nas escolas e, de acordo com a subsecretária do Idoso, Cátia Shueler, é uma forma de incentivar os estudantes que melhor descreveram o Estatuto do Idoso.
Ela explicou que a ação é resultado de um trabalho realizado todos os anos, através de palestras e com a parceria da Secretaria de Educação, através do corpo docente (professores e diretores) das escolas municipais, com o intuito de passar conhecimento sobre o estatuto do idoso para as crianças
— O nosso objetivo é dar uma educação de base às crianças para que cresçam com respeito e sabendo cuidar da pessoa idosa, e assim teremos uma sociedade mais consciente em relação ao respeito e à solidariedade ao idoso — disse.
Após tomar conhecimento de que “é dever de todos zelar pela dignidade do idoso e protegê-lo contra qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”, um estudante da 4ª série do ensino fundamental sentiu-se encorajado a escrever que ao lado de sua casa morava um idoso e que o seu filho pegava o dinheiro dele.
Segundo a subsecretária esse aluno teve a oportunidade de fazer uma denúncia de apropriação indébita do dinheiro do idoso. “Essa revelação estimula a nossa equipe a prosseguir com as palestras esclarecedoras acerca dos direitos dos idosos, pois os estudantes estão aprendendo defender e proteger a melhor idade”.
Alunos premiados – Quem recebeu a medalha “Amigos da Terceira Idade” nesta segunda-feira foi a aluna Vitória Luiza Gasparino (4º ano), do colégio municipal da Aroeira. Na próxima quinta-feira (20) será a vez das estudantes Nathalia Sourny Nascimento (4º ano), da escola Maria Dolores Garcia Rodrigues (Mirante da Lagoa) e Raiane Santos Silva (5º Ano), da escola M. Jofre Frossard (Centro). Na sexta-feira (21) as estudantes agraciadas com a medalha serão Ana Carolina de Barros Moraes (4º ano), da escola Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Aroeira) e Sabrina Maria de Paula (4º ano), do colégio M. Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa.