logo

Estudo sobre Rio Macaé é apresentado ao Conselho de Meio Ambiente

05/05/2011 14:34:39 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Kaná Manhães

Rio Macaé

Um estudo completo sobre o Rio Macaé foi apresentado esta semana na última reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (Commads). O estudo foi apresentado pelo representante da Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa, Leonardo Freitas. Ele apresentou o trabalho Macaé Rio Sustentável, patrocinado pela Petrobras, que estudou o Rio Macaé desde a sua nascente até a sua foz.

Leonardo informou que o estudo realizado pelo Macaé Rio Sustentável tem o objetivo de fazer uma análise socioambiental do rio. Para isso, foi realizada uma expedição desde Friburgo, onde o rio nasce, até a sua foz, na Capital do Petróleo, e as informações estão disponíveis no site do programa - www.macaeriosustentável.com.br.

- Durante a expedição, encontramos 338 espécies de vegetação, de 77 famílias botânicas, quatro delas estão ameaçadas de extinção, 14 são consideradas raras, três endêmicas, 37 vulneráveis e 51 exóticas. Devido a essa variedade é muito importante a preservação da área e respeitar a faixa marginal de proteção, informou.

Além disso, Leonardo salientou que toda a bacia do Rio Macaé foi estudada e que mapas com detalhes de informação foram feitos para que todos os interessados possam consultar e aprofundar nas pesquisas.

O secretário municipal de Ambiente e presidente do Commads, Maxwell Vaz, destacou a importância do estudo. “Vocês fizeram um grande trabalho. Já tive a oportunidade de conhecer e é um material muito importante para a região”, afirmou.

Ainda na reunião, os membros do Commads entregaram uma monção honrosa ao nadador Jonas Nascimento Falcão, que nadou, em dezembro de 2010, do Arquipélago de Sant’Ana a Praia dos Cavaleiros, em defesa das tartarugas marinhas.