Foto: Guga Malheiros
Além da ação de limpeza e manutenção preventiva, também é realizado o controle da água
Com o objetivo de garantir a qualidade da água na Região Serrana, foi realizada nesta quarta-feira (10), a limpeza e manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro. A ação é um trabalho integrado da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a secretaria de Limpeza Pública (Selimp). Localizada na Fazenda Vitória, a Estação faz a captação da água do Rio do Ouro, realiza o tratamento e distribui à população.
Durante a manutenção, houve a necessidade da paralisação na distribuição de água entre seis e 19 horas – os moradores foram avisados com antecedência. As ações incluem limpeza geral e manutenção da parte elétrica da estação.
Para auxiliar os 20 agentes que participaram dos trabalhos, a prefeitura contou com um caminhão hidrojato, que ajudou na retirada da lama que se encontrava no local. Isso porque, além dos resíduos já existentes na água do Rio, a chuva dos últimos dias contribuiu no acúmulo de lama no poço de captação.
Além da ação de limpeza e manutenção preventiva, que geralmente ocorre semestralmente na ETA, também é realizado o controle da água. O processo inclui a coleta da água diariamente, com uma amostra na saída da Estação e outra na residência de um morador. O objetivo é realizar análise fisioquímica e bacteriológica. Com essa iniciativa, a Esane fiscaliza diariamente a água que a população da região serrana ingere, além de auxiliar no trabalho da produção.