Foto: Kaná Manhães
Etapa do Circuito de Barretos levantou a plateia no Parque de Exposições
Oito segundos. Este é o tempo que cada peão precisa ficar em cima do touro para obter uma classificação para o Circuito Barretos de Rodeio. Realizado em diversas cidades do país, o Circuito começou nesta quinta-feira (29), à meia-noite, dentro da programação da XXXI Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, no Parque de Exposições Latiff Mussi. O campeão de cada etapa ganha o direito de disputar a final, realizada no maior palco de rodeio do Brasil, o Parque do Peão, em Barretos, durante a Festa do Peão de Boiadeiro.
Para qualificar-se como etapa da Liga Nacional de Rodeio (LNR) o evento deve atender inúmeros padrões técnicos e de qualidade determinados pelos organizadores da LNR. Os bons tratos aos animais é fator determinante para qualificar-se como etapa. O Circuito de Barretos é o mais almejado pelos competidores de montarias em touro por ter sua grande final em Barretos durante a maior Festa do Peão da América Latina. O rodeio em Macaé será realizado até domingo, às 21h, no Parque de Exposições. O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acompanhou a atração desta noite.
A etapa em Macaé reúne 30 competidores profissionais de três companhias de touros: Companhia Rodeio Berro Grosso, Companhia Rodeio Peninha e Companhia Rodeio Apocalipse. Com muitos fogos e apresentação de cavalos e bandeiras das cidades onde são realizadas as etapas do Circuito Nacional. De acordo com a Raça Eventos, responsável pela organização do Rodeio, a equipe de peões que está em Macaé é 100% profissional e acompanha todas as etapas que são realizadas pelo país.
O Rodeio prossegue até domingo às 21h. Nesta sexta-feira (30) serão realizadas de 20 a 25 montarias, no sábado (31) 20 e no domingo (1º de agosto) de cinco a dez. O evento conta com o serviço de apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com duas unidades móveis (UTI).