Etapa do Mundial do Bodyboard define campeões brasileiros

18/11/2006 20:16:18 - Jornalista: Catarina Brust

Com ondas melhores, que chegaram à quase um metro, terminou nesta segunda-feira (20), a 25ª Etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, realizada na Praia do Pecado. A etapa definiu os novos campeões do Circuito Brasileiro. O baiano Uri Valadão, faturou o tri-campeonato brasileiro com a vitória na etapa de Macaé. Já a capixaba Neymara Carvalho, sagrou-se hexacampeã brasileira, ficando em segundo lugar na competição.

A macaense Jéssica Becker, patrocinada pelo programa Bolsa-Atleta da prefeitura e Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), ficou com o título de vice-campeã brasileira em seu primeiro ano como profissional.

- Há dez anos venho a Macaé e queria trazer essa competição. Esse ano o Malik assumiu a Associação Macaense de Bodyboard e ele conseguiu trazer esse evento, que é um incentivo para o esporte na cidade, mostrando que ele tem visão para o negócio. A prefeitura, a Fesporte, Fundação Macaé de Cultura e a MacaéTur são responsáveis pela realização dessa competição. Espero que tenhamos novamente esse etapa no ano que vem, declarou Edimar Resende, presidente da Confederação Brasileira de Bodyboard.

O evento é organizado pela prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esportes (Fesporte), Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e Fundação Macaé de Cultura (FMC), e pela Associação Brasileira de Bodyboard e Associação Internacional de Bodyboard. A etapa contou com mais de 200 atletas, e também pontuou para o Circuito Mundial e Latino Americano.

Na categoria júnior, o macaense Walter Barcelos, faturou o primeiro lugar da 25ª Etapa do Mundial, Júlio Lima, o segundo, e Diego Silva, o terceiro. Com esse resultado, Diego Silva sagrou-se campeão brasileiro júnior, seguido pelo capixaba Alexandre Martins. No amador masculino, quem levou a melhor foi o jovem Douglas Becker (irmão de Jéssica), seguido por Ricardo Ramos e Bruno Rocha, na segunda e terceira colocação. Ricardo Ramos ficou com o título brasileiro, e Luiz César com o vice.

No amador feminino, a cearense Marília Alencar, ganhou a etapa e também o título brasileiro. A baiana Juliana Dourado, ficou em seguido e com o vice-campeonato brasileiro, e em terceiro, a capixaba Dalete Mousinho.

Na profissional feminino, Neymara Carvalho virou a bateria faltando cinco segundos para o término contra Jéssica Becker. Neymara executou uma manobra, um “ARS limpo”, que lhe rendeu uma nota 8.25 e o hexa-campeonato brasileiro profissional. Na final, Neymara enfrentou a também capixaba Naara Carolyne. Naara levou a melhor sobre sua conterrânea, e faturou os 1500 pontos distribuídos na etapa.

- Foi uma ótima competição. A Neymara estava com o título brasileiro na mão e instigada achando que tinha ganho a etapa, mas eu quebrei o gelo da festa e ganhei a etapa. O mar hoje (segunda) estava bom e muito parecido com Jacaraípe onde eu treino, isso facilitou as manobras, declarou Naara Carolyne, de 20 anos.

No final do profissional masculino, o público ficou atento ao mar, onde o baiano Uri Valadão deu um show novamente. O “Baiano Voador” mostrou porque é o maior atleta da atualidade e sagrou-se tri campeão profissional. Uri faturou, além do titulo brasileiro, o titulo da 25ª Etapa do Mundial de Bodyboard. Eder Luciano ficou em segundo, e Erisberto Abrantes e Tainá Montes, com as terceiras colocações.

- Estou feliz por ter realizado, junto com outras secretarias municipais, um evento desse nível em Macaé. Espero que essa etapa possa ser repetida novamente no ano que vem, e essa competição já vai render mais resultados no município, com a implantação, no início do ano da escola de bodyboard, obaservou o presidente da Fesporte Alex de Moraes.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi e Elaine Silveira, representando o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, e as gêmeas Michele e Monique, da equipe de vôlei do Cimed/Macaé participaram da entrega das premiações aos campeões. Os prêmios totalizaram U$ 10 mil para os profissionais, e kits esportivos e pranchas para as categorias amador e júnior.