Foto: Divulgação
Prefeitura tem projeto de esgotamento sanitário para distrito de Glicério, na Região Serrana
A prefeitura de Macaé colocou em funcionamento provisório a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de Glicério. A medida melhora a balneabilidade do Rio São Pedro, que inclusive recebeu no mês passado o Campeonato Brasileiro de Canoagem.
A Empresa Municipal de Saneamento (Esane) montou uma força-tarefa composta por técnicos e operadores da empresa, a fim de reativar a Estação de Tratamento de Esgoto do distrito, que estava sem condições de funcionamento.
A Esane está estudando as formas para levar à localidade o serviço de esgotamento sanitário, para garantir a preservação dos mananciais da região e a saúde da população.
A empresa procedeu a limpeza e a manutenção da estação, realizou obras de reparos e trouxe para o local da atual ETE um reator encontrado desativado, mas em bom estado.
Segundo o presidente da Esane, Marcos Roberto Muffareg, com a chegada e a instalação do reator anaeróbico, mesmo sem condições de atuar de modo biológico, devido à necessidade de maturação do lodo, peça chave do processo, a ETE de Glicério funcionou provisoriamente com um tratamento quimicamente assistido, atendendo uma vazão de efluente de cerca de três litros por segundo. O resultado foi um efluente bastante clarificado e com desinfecção.
Após esse atendimento, a empresa municipal vai realizar as ações necessárias para que a localidade tenha o tratamento do esgoto. A ETE de Glicério foi construída próxima ao Rio São Pedro, no Centro da localidade serrana.