logo

ETE do Bosque Azul vai receber ações de manutenção e ampliação

02/08/2013 14:07:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, com ação da Empresa Municipal de Saneamento (Esane), vistoriou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Condomínio Bosque Azul, no Complexo da Ajuda, próximo à Linha Azul. A estação foi implantada em 2006, quando foi entregue pela prefeitura aos moradores. A ação constatou a necessidade de reforma.

A Esane informa que a ETE passará por manutenção e ampliação, atendendo não só as residências do local, mas também as unidades que serão construídas em área próxima.

Para atender as demandas de tratamento de esgoto, tanto do Bosque Azul quanto das localidades situadas em suas proximidades, a concessionária vencedora da licitação para realizar ações de esgotamento sanitário no município está desenvolvendo o sistema de coleta e tratamento de esgoto na área de abrangência, o qual prevê para esta região a implantação da ETE Aeroporto, com capacidade para tratar 300 litros/segundo. A construção do primeiro módulo (100 litros/segundo) será concluída em janeiro de 2014.

A ETE do Aeroporto está programada para ser uma estação de grande porte e tratará o esgoto tanto do Parque Aeroporto, quanto das localidades situadas nas proximidades, como Nova Holanda, Nova Esperança e Condomínio Bosque Azul, entre outras. 

Condomínio Bosque Azul

O Condomínio Bosque Azul foi construído no Complexo da Ajuda, em área de 600 mil metros quadrados. O condomínio foi inaugurado pela Prefeitura de Macaé, em 27 de julho de 2006, e construído pelo Programa Carta de Crédito da Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS.

A construção do condomínio atendeu 307 famílias do município que viviam em área de risco e de proteção ambiental. De acordo com o projeto, o Bosque Azul possui dois blocos com sete ruas principais e outras transversais, iluminação pública, ruas asfaltadas e arborizadas, 200 residências de um quarto, 100 de dois quartos e sete residências adaptadas para deficientes físicos. O Condomínio conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e com rede de água potável, com abastecimento feito pela Cedae.