Foto: Maurício Porão
ETE vai captar e tratar 55 litros de esgoto por segundo
Em maio deste ano foi iniciada, em área de 7,7 mil metros na Avenida Hildebrando Alves Barbosa, próximo ao Batalhão da Polícia Militar, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Holanda, o que representa para o município mais um passo no cumprimemnto da meta da atual administração municipal de captar e tratar todo o esgoto em quatro anos.
Esta ETE tem rede de esgoto de 8.036 metros e capacidade de 3.833 metros cúbicos, está sendo construída pela prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, e vai coletar e tratar o esgoto da Nova Holanda e Nova Esperança, atendendo uma população de cerca de 30 mil pessoas.
O prazo contratual para conclusão, a partir de agosto de 2015, é de nove meses. A ETE vai captar e tratar 55 litros de esgoto por segundo (l/s), em tratamento terciário, com a mesma tecnologia da ETE Mutum e da ETE Centro que está sendo construída na Linha Verde. Essa tecnologia é considerada a mais avançada em termos de tratamento de esgoto, aprovada pela Organização Mundial de Saúde.
Quem passa pela Avenida Hildebrando Alves Barbosa já pode acompanhar a instalação de mais uma estação de tratamento de esgoto que o município constrói para melhorar o esgotamento sanitário da cidade. A ETE é uma estação de médio porte, é construída em placas metálicas, com parte externa já montada. Toda área no entorno da estação será urbanizada e receberá paisagismo.
Para construir a estação, a prefeitura está instalando a rede coletora no bairro Nova Holanda e isso também já foi feito na Nova Esperança. Está sendo instalada, na Rua 1, na Nova Holanda, a linha de recalque que vai receber o esgoto da Nova Esperança e será direcionado, através de elevatória, à ETE.
De acordo com informações da Secretaria de Obras, 85% da rede coletora está instalada na Nova Holanda, que continua recebendo obras de infraestrutura urbana da prefeitura.
Todas as ruas das localidades recebem rede para drenagem do esgoto, que será direcionado à estação, onde será lançado, após o tratamento nos canais que cortam os bairros.