logo

Evento valoriza diversidade e luta contra discriminação racial

18/03/2013 14:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Macaé está se preparando para o I Encontro de Ações Afirmativas da Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial (CEPIR). A programação vai acontecer nesta quinta-feira (21), na sede do Centro Administrativo Luíz Osório, a partir das 13 horas. O evento será promovido na data em que se comemora o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

O objetivo do governo municipal é criar uma rede específica de ações em Macaé ligadas a projetos sobre igualdade racial executados em bairros, associações de moradores, Organizações Não Governamentais (Ongs), entidades e setores do poder público.



Os participantes vão debater projetos educacionais, culturais e esportivos. Além disso, a equipe da Subsecretaria de Educação na Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente vai apresentar os objetivos do projeto que será reforçado pela rede municipal de ensino.



A proposta da Secretaria de Educação é intensificar a formação integral voltada para o reconhecimento das etnias e diversidade cultural. A ideia é usar as escolas municipais como cenários de produção de cultura, conscientização e valorização da identidade.



Programação - O encontro também será marcado pela participação do poder público, além da apresentação de roda de samba e do grupo de capoeira “Macaé”. Outra intenção do encontro é reunir todas as entidades que trabalham com questões étnico e raciais para que haja interação das ações e sejam promovidos debates e criadas diretrizes comuns, que destacam a lei 11.645, de 2008, que determina a inclusão de História e Cultura Afrobrasileira e Indígena nos currículos escolares, que modificou a previsão legal da Lei 10.639/03, cuja previsão legal é a inserção do ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira nos sistemas de ensino.