Exemplo de superação marca aula inaugural do Pré-Vestibular Social

02/03/2023 08:54:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Foram contemplados 320 alunos para o ano letivo de 2023

A aula inaugural do Pré-Vestibular Social aconteceu nesta quarta-feira (1), na Cidade Universitária, e contou com a participação de ex-alunos que compartilharam histórias de sucesso e deixaram mensagens de esperança e perseverança.


“Sempre estudei em escola pública. Fiz o fundamental na Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, concluí o Ensino Médio no Colégio Estadual Visconde de Araújo e logo passei para psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mas, meu sonho era cursar medicina veterinária. Foi quando me inscrevi no Pré-vestibular Social e me dediquei integralmente no período de um ano e, com isso, concretizei meu maior desejo. Vou ter a profissão dos meus sonhos. Passei para a Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf - Campos). Agradeço aos excelentes professores que compõem a grade do curso e à Prefeitura por manter esse lindo projeto. Nunca desista dos sonhos de vocês”, destacou Peterson Tavares de Oliveira.

Professor de Língua Portuguesa e Redação, Rodrigo Araújo atua no projeto há 15 anos e destacou que o curso mantém um índice de 70% de aprovação. "Médicos, engenheiros, historiadores. São inúmeros profissionais que já passaram pelo Pré-Vestibular Social. São exemplos lindos de garra e superação e eu sou muito feliz em ter presenciado cada um deles”, disse Rodrigo Araujo.

Os novos alunos também foram contemplados com dinâmicas motivacionais do Grupo HistoriArte e com o palhaço Zé Cueca.

O Pré-Vestibular tem a finalidade de promover a inclusão dos que não têm condições de pagar cursinhos preparatórios e também para aqueles que estão longe dos estudos e desejam ingressar em uma faculdade. São 12 professores especializados, entre mestres e doutores. O curso abrange programações específicas com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e tem três simulados no decorrer do ano letivo, além de atividades de orientação vocacional.

As inscrições para o Pré-Vest foram realizadas entre os dias 10 a 17 de dezembro. O cadastro foi direcionado para candidatos que concluíram o Ensino Médio e os que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em 2023. Foram contemplados 320 alunos.


Fotos Relacionadas