Foto: Divulgação
A capacidade máxima do barco é para 30 pessoas
Os interessados em conhecer o Arquipélago de Sant’Anna não precisarão agendar a expedição ecológica durante o verão, pois a partir deste sábado (21) e domingo (22) um barco sairá sempre às 8h30, do Iate Clube, com a equipe de educadores ambientais da Secretaria de Ambiente. Após o lançamento neste fim de semana, as expedições acontecerão sempre de quinta a domingo, no mesmo horário. A ação visa conscientizar a população para o uso sustentável do local e também levar as pessoas para conhecerem este rico ecossistema presente do município.
A capacidade máxima do barco é para 30 pessoas e quem quiser garantir o seu lugar pode ligar para a secretaria de Ambiente (2762-4802 - Ramal 209). No entanto, as pessoas podem ir sem marcar o lugar, os profissionais estarão prontos para recebê-los.
- Neste período de férias e de calor as pessoas ficam interessadas em ir ao Arquipélago de Sant’Anna e nada melhor do que conhecer o local com um grupo capacitado para dar explicações sobre o ecossistema. As pessoas só cuidam, só preservam, quando conhecem e é por isso que começamos abrir as Unidades de Conservação para visitas, explicou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.
A Ilha do Francês é a única ilha do Arquipélago que tem permissão para visitas, mesmo assim de forma controlada pela secretaria de Ambiente. De acordo com a Instrução Normativa, toda embarcação para a ilha deve pedir autorização na Secretaria de Ambiente e não é permitido ao visitante o ingresso nas praias do Arquipélago portando isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos, bebidas alcoólicas, objetos de vidros, aparelhos ou instrumentos que promovam sons, churrasqueiras, barracas de acampamento, produtos que venham causar riscos de incêndio e óleos bronzeadores.
Além disso, é de responsabilidade de cada visitante o controle próprio dos resíduos provenientes de qualquer material ou objeto descartável, assim como quaisquer outros objetos que produzam ou se transformem em resíduo.
Parque Atalaia
No Parque Natural Municipal Atalaia as visitas abertas começaram no início de janeiro e os interessados podem ir sempre de 8h às 16h, de terça a domingo. Lá os visitantes poderão fazer trilhas, conhecer o maior borboletário do país feito com flores nativas a céu aberto, levar crianças para o parquinho, tudo isso cercado por mata atlântica e uma rica fauna. Para fazer as trilhas, as pessoas devem ir de tênis, meia e calça.