Foto: Ana Chaffin
Exposição Agropecuária acontece entre os dias 28 e 31, no Parque de Exposições e a entrada é gratuita
Com o objetivo de integralizar os órgãos de segurança que estarão atuando durante os dias da XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, a Prefeitura realizou reunião nesta quinta-feira (14) com representares destas áreas. A reunião foi coordenada pelo subsecretário de Agricultura, Darlin Grativol, presidente da Comissão Organizadora do evento e contou com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A Expo Macaé comemora os 198 anos de aniversário de emancipação político-administrativa do município e começa no dia 28 e vai até 31de julho (quinta-feira a domingo), no Parque de Exposições Latiff Mussi. O evento terá muitas atrações: Etapa Nacional do Circuito de Rodeio de Barretos, shows com vários artistas nacionais, Concurso Leiteiro e exposição de animais. Em paralelo, será realizada a Feira Institucional da Indústria e do Comércio de Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Macaé Centro. A entrada é gratuita.
— O objetivo desta reunião foi integralizar todos os órgãos de segurança que estarão participando do evento e avaliar as demandas necessárias para que a Expo seja um sucesso de público. Para que isto ocorra contamos também com a participação de diversas secretarias da prefeitura trabalhando para que a família macaense e os visitantes de outros municípios possam desfrutar desta grande festa que comemora os 198 anos de Macaé – explicou Darlin Grativol.
A Guarda Municipal de Macaé vai trabalhar com 20 agentes de dia e 130 à noite. Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana terá 10 agentes de trânsito atuando de dia e à noite, 50 agentes de trânsito e mais 10 fiscais de transporte. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ainda vão definir o efetivo que vai trabalhar durante a Expo Macaé 2011. De acordo com o Capitão Almeida, do 32º Batalhão de Polícia Militar, como o evento é gratuito este ano, a Polícia Militar também poderá atuar dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi.
Também participaram da reunião o Tenente Bombeiro Fábio Souza, do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GPM), o coordenador de Operações Especiais e Inspetorias (Copesp) da Guarda Municipal, Luiz Carlos Seixas Júnior e representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana.
A Expo Macaé – A programação de shows está sendo fechada pela prefeitura, mas na agenda já estão previstos apresentações de MPB, sertanejo, samba e um show católico. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), subsecretarias de Agricultura e de Indústria e Comércio.
Macaé será o único município, neste ano, a receber a Etapa Nacional do Circuito Barreto de Rodeios. Toda a diretoria da festa de Barretos também estará presente na exposição. A novidade é que, neste ano, a arquibancada será coberta.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, a Expo Macaé é um local de confraternização da família macaense com atrações para toda a família.
— A programação segue os moldes das anteriores, com atrações para crianças, jovens, adultos e a terceira idade. Além disso, teremos um espaço novo que é a Feira Institucional da Indústria e do Comércio de Macaé, que criará um, ambiente favorável aos empreendedores locais e terá a participação dos órgãos do governo municipal, instituições variadas e universidades — explica o secretário.
A Expo Macaé vai reunir em um só lugar exposição e concurso de animais (gado e eqüino); fazendinha com pequenos animais; Concurso Leiteiro, com produtores do município e região; shows com artistas nacionais à noite; parque de diversões; barraquinhas, entre outras atrações.