Foto: Kaná Manhães
Exposição mostra resquícios indígenas encontrados no Terminal Cabiúnas
Para você que gosta de cultura e história, a exposição “Macaé Outros 200” está em cartaz no Solar dos Melos, em Macaé, até o próximo dia cinco. Trata-se de mostra à sociedade de material arqueológico da cultura indígena - análises laboratoriais apontam que as peças, encontradas onde hoje é o Terminal de Cabiúnas, têm cerca de dois mil anos.
Para o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor de História Ricardo Meirelles, o fato de Macaé estar prestes a comemorar 200 anos de independência político-administrativa valoriza essa exposição. “É que estas descobertas mostram os habitantes primitivos desta região. Os descobrimentos proporcionam maior aprofundamento no conhecimento destes povos antigos. São cerca de dois mil anos de história”, avalia.
Além dos fragmentos provenientes de sítio arqueológico estudado desde 2007 no Terminal de Cabiúnas, no local também estão cinco painéis contando assuntos referentes à exposição. Em um deles ressalta que, nesse momento em que Macaé se prepara para comemorar os seus 200 anos, a exposição possa servir de instrumento para uma reflexão sobre o seu próprio passado, sobre quem são seus ancestrais.
Os outros painéis retratam assuntos pertinentes ao sítio arqueológico Cabiúnas 2, à arqueologia em Macaé e à arqueologia em termos gerais no país. De acordo com a arqueóloga Maria Tereza Parente, a exposição é resultado do Programa de Educação Patrimonial, associado às pesquisas elaboradas na localidade macaense pela empresa A Lasca Arqueologia, financiada pela Petrobras.
O Programa de Educação Patrimonial promoveu palestras para funcionários da Petrobras sobre o material de Cabiúnas, além dos cursos no Solar dos Mellos a respeito de cerâmica da cultura indígena e o de Arqueologia e Patrimônio em Macaé, transmitidos a profissionais de ensino. Ambos os cursos tiveram 70 alunos no Solar.
Também estão sendo expostos recipientes produzidos durante a oficina, ocorrida em agosto último, e de trabalhos de alunos daqueles que fizeram o curso. Quem fez o curso de Arqueologia e Patrimônio em Macaé teve a incumbência de propagar tais conhecimentos.
Os interessados em conhecer um pouco do passado da região fluminense podem se dirigir ao Solar dos Mellos, onde funciona a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, na Rua Conde de Araruama 248, Centro, entre 9h e 17h.