Foto: Guga Malheiros
Mostra reúne desenhos digitais que retratam as diversidades do mar e suas belezas
A simplicidade do cotidiano da atividade pesqueira no município está representada nas 13 telas da exposição “No olhar do Pescador”, do designer gráfico Leonardo Barreto, no Paço Municipal da prefeitura. A mostra reúne desenhos digitais que retratam as diversidades do mar e suas belezas. A entrada é gratuita e as visitas estão abertas das 8h às 16h. A proposta da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura é incluir o espaço dentro do circuito público da cidade que incentiva as ações culturais.
A exposição permanecerá durante 30 dias no local e faz parte do Programa Petrobras Mosaico, que tem como objetivo promover a troca de informações entre a Companhia e pescadores artesanais da Bacia de Campos. “Os desenhos são elaborados em programas de edição de imagens e depois são impressos em lonas semelhantes à pintura”, afirmou o expositor, que já está há 15 anos na área de designer.
As telas que compõem a mostra já foram doadas para a Colônia de Pescadores de Macaé e cedidas para a exposição. A ideia é mostrar para os visitantes o dia a dia do pescador desde o momento que sai de casa até suas atividades em alto mar. Quem for apreciar poderá conhecer imagens de barcos próximos a plataformas de petróleo, pescadores jogando a rede e belezas deste setor.
“Sou macaense e meu bisavô também era. O intuito é mostrar a simplicidade da atividade da pesca mesmo com a transformação da cidade movimentada pela indústria do petróleo. Macaé conserva belezas no seu jeito mais simples de ser”, frisou Leonardo.
A exposição estará em outros espaços públicos da Fundação Macaé de Cultura.
Serviço:
Exposição: “No olhar do Pescador”
Local: Paço Municipal da Prefeitura de Macaé
Endereço: Avenida Presidente Sodré, 534, Centro - Macaé - RJ
Data: 18 de junho a 18 de julho de 2013
Horário: 8h às 16h
Agendamento de visitas: (22) 2791-9008