Foto: João Barreto
Exposição “As Lentes de Télio Barreto” ficará até o dia 30 de maio no museu da cidade, Solar dos Mellos
Quem não conhece e quer conhecer ou quem conhece e quer reviver um pouco da história de Macaé não pode perder a exposição “As Lentes de Télio Barreto”, que ficará até 30 de maio no museu da cidade, Solar dos Mellos, no Centro. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h30h às 17h30. A entrada é gratuita e o quintal do casarão é convidativo a todos que buscam momentos de convívio social, leitura e cultura.
Mesmo antes da abertura da exposição, prevista para 16h, visitantes já admiravam os ofícios, decretos, telegramas, objetos e mobiliários que foram as primeiras peças a integrarem o acervo do Solar. Entre eles, o ofício 256, de 1939, no qual o então prefeito Télio Barreto faz pedido de um fotógrafo para registro do patrimônio histórico do município. Seu objetivo era a obtenção do tombamento de bens patrimoniais através do serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criado em 1937.
Esta é a primeira exposição realizada pelo novo governo municipal. Ela foi escolhida porque um dos focos da nova gestão é a educação patrimonial, tanto material, quanto imaterial. O prefeito Télio Barreto foi o primeiro a demonstrar esse cuidado com o município. Segundo os gestores do Solar, a educação patrimonial está diretamente ligada à visão cidadã que se constrói sobre o município, de cuidado e zelo e de democratização dos espaços públicos.
O Solar dos Mellos oferece ainda visita teleguiada a alunos dos ensinos fundamental e médio das redes públicas e privada, que inclui apresentação de vídeos sobre as histórias e lendas do município. Na oportunidade, as turmas poderão conhecer ainda a exposição da Viscondessa de Araújo. As visitas podem ser agendadas para terças ou quintas-feiras. Além disso, equipe atende a estudantes universitários e pesquisadores.
Depois de apreciar a exposição ao som de chorinho, o professor da Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, Joaquim Jorge, agendou seis visitas ao Solar para alunos da escola. Serão 35 estudantes por visita.
- Percebo o cuidado com a história, a importância que se dá ao patrimônio e a sua preservação. Hoje muito se perde por falta de uma atenção maior. O passado é importante para se construir o futuro. O Solar é uma referência para isso, diz.
Também o servidor aposentado da Câmara Municipal de Macaé, Francisco de Paula de Almeida Pereira, que foi responsável pelos arquivos do legislativo municipal, esteve visitando o espaço.
Funcionários públicos e membros do Lions Club estavam entre os visitantes do primeiro dia. Na opinião dos organizadores da exposição, o público estava desejoso de se apropriar desse espaço. O Solar dos Mellos fica na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Os telefones para informações são (22) 2759-5049 e (22) 2763-2396.