Foto: Kaná Manhães
Os grafiteiros, Carlos Acme do Rio de Janeiro e Marlon Muk de Macaé no Solar dos Mellos
A exposição “Despertar de Almas e Sonhos”entra em cartaz no Solar dos Mellos a partir desta sexta-feira (18). A mostra evento é uma iniciativa da organização não governamental Museu Favela, em parceria com o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, e poderá ser visitada até domingo (20).
Serão expostos 15 painéis de arte do grafite, mostrando imagens que refletem o pensamento de moradores antigos da favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Segundo pesquisas, observou-se que eles são remanescentes de quilombolas. Os trabalhos da Ong valorizam esses moradores mais antigos.
Segundo o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, o professor de História Ricardo Meirelles, a visão de museu dos tempos atuais remete ao dinamismo, motivando a interação entre as pessoas.
- O museu hoje não tem mais elitização. É democrático. Qualquer comunidade que queira rever sua história através de documentos, depoimentos, fotos, grafite, filmes pode estar inserida num museu. Os tempos mudaram, pois anteriormente só eram considerados como museus, museus como o Museu da República ou o Museu do Império – exemplifica Ricardo Meirelles.
Exposição
A exposição é fruto de organização da Ong Museu Favela, cujo presidente é o grafiteiro do Rio de Janeiro Carlos Esquivel Gomes da Silva, conhecido como Carlos Acme, de 32 anos de idade. Após a mostra em Macaé, os trabalhos serão levados para as cidades fluminenses de Parati e Cabo Frio também para exposições.
- Um dos nossos objetivos com a exposição é que o jovem desperte para o verdadeiro herói que é a família e não o mundo – lembra o grafiteiro.
Para o grafiteiro macaense Marlon Muk, de 30 anos, a exposição “Despertar de Almas e Sonhos” é uma oportunidade de estreitar os laços de relacionamento entre os artistas cariocas e macaenses, de modo a aumentar a criatividade dos grafiteiros da capital nacional do petróleo, que poderão aprofundar-se nas novidades desta arte que encanta os moradores dos centros urbanos nacionais.
- Essa exposição vem mostrar que o grafite está evoluindo, refletindo ainda seu verdadeiro papel na sociedade brasileira - comenta Muk.
Segundo disse, o Solar dos Mellos é um espaço especial para essa exposição, pois é uma casa que oferece seriedade ao trabalho a ser exposto. Nos dias da exposição, Muk vai pintar diversas cenas ao vivo, mostrando sua arte para os visitantes e demais admiradores que marcarem presença no Solar.
Para maiores informações o Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama 248, Centro. Seu telefone é 2759-5049.