Atenção foliões que já estão se animando para o carnaval: a partir desta sexta-feira (10), haverá no Solar dos Mellos (Rua Conde de Araruama 248, Centro), a exposição “Antigos Carnavais Macaenses”, fruto de um trabalho em conjunto entre o Programa de Memória do Carnaval Macaense e a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura.
Durante um mês, serão exibidas fotografias de desfiles de escolas de samba, blocos de rua, passistas, populares animados com a folia, pessoas fantasiadas e muito mais. Segundo o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, o professor de História Ricardo Meirelles, o objetivo da exposição será mostrar a memória do carnaval, a alegria popular.
O coordenador do Programa de Memória do Carnaval Macaense, Amílcar Aurich, conta que esse Programa contem depoimentos digitalizados de foto e vídeo, além de gravações de áudio. Na exposição, por exemplo, quem quiser assistir blocos, desfiles de 1997 para cá terá à disposição diversos DVDs e CDs para curtir os embalos dos carnavais passados.
- A exposição inclui atinge as antigas batalhas de confete e o banho de mar à fantasia – conta Meirelles. Já Aurich lembra que a exposição é uma pequena viagem ao passado. São 15 anos de história.
Além do mais, o Programa também recupera músicas de blocos antigos como os blocos do Palhaço, do Elefante e do Índio Maluco, refletindo ainda carnavais de clubes como o Esporte Clube Atlético (Aroeira), Americano Futebol Clube, Fluminense Futebol Clube, Ipiranga Futebol Clube e Tênis Clube. Todos no Centro da cidade.
A Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura pede aos que tiverem fotografias de carnavais antigos, especialmente nos clubes, para levarem ao Solar dos Mellos, onde serão digitalizadas e devolvidas aos seus donos.