Fábrica de Farinha em Serra da Cruz é reativada

12/04/2016 11:06:00 - Jornalista: Laís Monteiro

Foto: Maurício Porão

Objetivo é fomentar a agroeconomia familiar

A rotina do agricultor Fernando Moraes e de sua família está mudando. Isso porque eles voltaram a trabalhar na Fábrica de Farinha em Serra da Cruz, na Região Serrana, que está sendo reativada. A iniciativa favorece os produtores rurais, que passam a oferecer matéria-prima proveniente da agricultura familiar.

A fábrica tem capacidade de produzir até 15 mil quilos de farinha por mês; todo o material será vendido para o comércio de Macaé e comercializado na Feira do Produtor Rural, que acontece todo sábado ao lado do Supermercado Extra, no Centro.

O agricultor conta que a reativação da fábrica vai gerar renda para sua família e para os agricultores da região. “Temos um lugar certo para vender o que é produzido, é bom saber que vamos poder ter algo seguro”, frisa.

O objetivo da prefeitura é fomentar a economia no setor rural, com ações que visam gerar renda para os pequenos produtores, como a Feira do Produtor Rural e a Fábrica de Farinha.

A iniciativa é da Secretaria de Agroeconomia com apoio das secretarias de Interior, Serviços Públicos e Subsecretaria de Iluminação Pública. O trabalho é realizado  junto à comunidade de Serra da Cruz no incentivo à cultura da mandioca. Atua disponibilizando assistência técnica aos agricultores, por meio de orientações técnicas, busca da viabilidade econômica, retorno financeiro e qualidade de vida dos produtores.

A fábrica conta com caldeira, descascador, prensa, triturador, tacho, embaladores e balanças digitais. Além da produção da farinha, produtores também comercializam a mandioca.

O processo para produção da farinha na fábrica começa pelo descascador e depois pela etapa manual de limpeza do aipim para tirar a sujeira restante. Depois o produto é lavado e triturado para ser levado para a prensa, em seguida a farinha é torrada e está pronta para o consumo.


Fotos Relacionadas