logo

Farmacêuticos participaram de curso de capacitação

11/09/2014 18:55:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

O curso aconteceu no auditório da Cidade Universitária

“A proposta é instruir para não punir”, destaca o diretor de Farmácia da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa/Macaé), Gilvan Sodré. Com esse objetivo, a Amvisa promoveu, ontem (quarta, 10) e hoje (quinta-feira, 11), no auditório da Cidade Universitária, o curso de “Boas Práticas em Farmácias e Drogarias e atualização no Sistema Nacional para Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)”.

A ideia é estabelecer condições para o cumprimento da legislação pertinente, a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas, além de dúvidas frequentes e manuseio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SMGPC).

Segundo Gilvan, O curso foi realizando em dois dias para atender todos os farmacêuticos e proprietários de farmácias do município, que conta com 91 estabelecimentos. Houve cerca de 160 participantes. Ele também destacou a presença de farmacêuticos de cidades como Rio das ostras, Quissamã, Belford Roxo e Campos.

- Mesmo sendo de outro município, eu participei desse curso pois acredito que conhecimento é sempre válido. Nunca vi uma gestão municipal realizar ações como esta, o que é de extrema importância para nossa área de atuação -, disse Natália Ribeito, farmacêutica de Rio das Ostras.

No curso foram abordadas questões relativas ao controle sanitário do funcionamento, da comercialização de produtos, além da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias. "A Amvisa realiza várias ações mensais para capacitação educacional", lembra Gilvan.