logo

Farol Velho, Igreja de Sant’Anna e Lagoa estão entre os destaques da exposição “AME MACAÉ”

02/07/2025 09:30:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Ana Chaffin

Espaços históricos, turísticos e patrimoniais de Macaé estão na mostra “AME MACAÉ” de Marcelo Machado

Os cartões-postais mais simbólicos da cidade — como a Praia dos Cavaleiros, o Farol Velho (também conhecido como Farolito), a Praia do Pecado e Lagoa de Imboassica, a Nova Aurora, a Lyra dos Conspiradores, a Igreja de Sant'Anna, o Forte Marechal Hermes, o Monumento Chama do Petróleo, a Rua da Praia, a Câmara Municipal, entre outros — ganharam releituras afetivas e sustentáveis nas mãos do arquiteto e artista plástico Marcelo Machado. A exposição “AME MACAÉ” foi inaugurada nesta terça-feira (1º), na Galeria Hinderburgo Olive, reunindo 22 obras que traduzem o sentimento de pertencimento e valorização da identidade macaense.

Com visitação gratuita das 9h às 17h, a mostra conta com um grande painel com a frase que dá nome à exposição, com os quadros produzidos a partir de sobras de MDF e MDP, recolhidos em depósito de uma loja de móveis.


“Essas peças seriam descartadas. Eu as reciclo, aplico uma base de fotografia em adesivo e depois pinto por cima com tinta acrílica”, explicou Marcelo, que une sustentabilidade e arte para despertar o olhar do público sobre a cidade.



Formado em Arquitetura no Brasil, com especialização em Design de Interiores nos Estados Unidos, Marcelo morou em Atlanta (Geórgia) e se inspirou no orgulho que os norte-americanos demonstram pelas próprias cidades e bairros.


“Quero incentivar o amor por Macaé. Eu sou minhoca da terra, amo a Lagoa, o Farolito, a Praia dos Cavaleiros... Fiz fotos da Bicuda, da Câmara, do Castelo, do Matias Neto. A Igreja de Sant'Anna é um lugar pelo qual tenho muito carinho. Acho que a gente precisa amar e cuidar da nossa cidade”, enfatizou o artista.



Arquipélago de Santana, Praia do Cantinho, Praia de Imbetiba, Pico do Frade, Prefeitura de Macaé projetada por Oscar Niemeyer, Hospital São João Batista também são outras obras assinadas por Marcelo, entre outros locais de Macaé.

Com estética colorida e técnica artesanal, as obras de “AME MACAÉ” propõem contemplação visual e reflexão sobre o vínculo com a cidade e o cuidado com os espaços.


“A exposição ‘AME MACAÉ’ valoriza nossa cultura ao destacar cenários icônicos da cidade com um olhar cheio de afeto e consciência ambiental. É um convite para que todos reflitam sobre o amor que sentimos por Macaé e a importância de cuidarmos do nosso patrimônio. Apoiar projetos assim reforça o compromisso da Secretaria de Cultura com a arte local e com a sensibilização do público para temas fundamentais como a beleza do local onde vivemos e o cuidado com ele”, afirmou a secretária de Cultura, Waleska Freire.



O curador da mostra, Gerson Dudus, salienta que a exposição busca traduzir a riqueza e a pluralidade de Macaé em cada obra. “Macaé são as belezas naturais, construções históricas, instituições — tudo isso aparece no ‘AME MACAÉ’”, observou o curador da mostra.


“A gente dedica a exposição ao povo de Macaé, que está convidado a ver a beleza dessa mostra, colocando ali seu amor pela cidade, com tudo o que ela tem: seus recursos naturais e recursos de humanidade, esse povo que a constitui e somos nós. Queremos uma cidade que caiba a todos e seja boa para todos”, acrescentou.



A exposição segue até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira. A Galeria fica localizada na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.


Fotos Relacionadas