logo

Feira da Barra: cinema e prévia do Carnaval são atrações desta semana

08/02/2011 15:41:11 - Jornalista: Clinton Davisson

A sexta edição do projeto “Educação e Esporte na Praça da Barra” acontece nesta quarta-feira (9) a partir das 18h na Praça Mirante dos Navegantes, dentro da proposta de integração, inclusão social, digital e serviços de utilidade pública para os moradores.

A grande atração desta edição é a presença da Bateria da Escola de Samba Império da Barra, que vai levar 30 componentes para mostrar um pouco do que vão apresentar durante o desfile das escolas no Carnaval macaense. “Todo mundo está muito empolgado e tenho certeza de que farão um grande espetáculo”, avisa o presidente da escola, Willian Barcelos, o Dudu da Barra.

Também faz parte da programação o projeto Cinema na Praça com a exibição de curtas metragens educativos. Já a Central Única das Favelas (Cufa) colocará um posto de cadastramento de cursos gratuitos para o mês de fevereiro. Entre eles, basquete, literatura (oficina de texto), capoeira, inglês e teatro.

O projeto é uma realização do gabinete da vice-prefeitura Marilena Garcia, com a participação das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Iluminação, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Agricultura e Abastecimento e Fundação de Esporte e Turismo.

Desde que foi criado, em maio de 2010, o projeto conseguiu atender o objetivo inicial de levar a comunidade a ocupar as praças municipais, seja por meio de atividades esportivas, educativas ou de lazer.

Com o apoio da Escola de Qualificação, da Secretaria de Educação, foi possível unir ainda artesãs da barra e outras localidades para realização de uma feira de artesanato, considerada hoje uma das principais atrações do projeto.

Desde que foi criado, o rendimento dos artesões locais teve um acréscimo de 30%. Por ser um evento mensal e com saldo positivo para a comunidade, os vendedores buscam agora mais edições do projeto. Segundo a coordenadora, Kátia Angeloff, o evento vem sendo um sucesso e está contando com um apoio massivo da comunidade da Barra de Macaé. “Já é uma coisa certa no calendário do bairro e o comparecimento tem sido cada vez maior”, informa.