Feira da Barra integra e gera lucro e revitaliza praça do bairro

21/01/2011 15:18:29 - Jornalista: Douglas Fernandes

Feira de artesanato e cinema ao ar livre. A quinta edição do projeto “Educação e Esporte na Praça da Barra” atraiu na última quarta-feira (19) toda a comunidade do bairro para a Praça Mirante dos Navegantes, dentro da proposta de integração, inclusão social, digital e serviços de utilidade pública para os moradores. Mais de 100 pessoas, entre jovens crianças e idosos participaram do projeto, que retorna no próximo mês.

Esta edição contou com duas novidades: a participação do núcleo Macaé da Central Única das Favelas (CUFA) e do Cinema na Praça, uma iniciativa do Gabinete da Vice Prefeitura de Macaé. Com a exibição de curtas metragens educativos, crianças e jovens tiveram mais uma boa opção de entretenimento e lazer ao ar livre. Já a CUFA colocou um posto de cadastramento de cursos gratuitos para o mês de fevereiro. Entre eles, basquete, literatura (oficina de texto), capoeira, inglês e teatro. As aulas serão ministradas na Associação de moradores do bairro e o telefone de contato para informações é (22) 9904-4611.

Desde que foi criado, em maio de 2010, o projeto conseguiu atender o objetivo inicial de levar a comunidade a ocupar as praças municipais, seja por meio de atividades esportivas, educativas ou de lazer. Idealizado pela vice-prefeita Marilena Garcia a proposta começou a ser elaborada em 2006, ainda em seu mandado no legislativo, quando buscava a reforma das praças municipais. O resultado foi um levantamento dos problemas desses locais e sem seguida suas recuperações.

- Hoje, com o apoio de diversos segmentos do município conseguimos mostrar a importância que a praça tem para um bairro. Pretendemos agora estender esta iniciativa para outros bairros, disse Marilena.

Com o apoio da Escola de Qualificação da Secretaria de Educação, foi possível unir ainda artesãs da barra e outras localidades para realização de uma feira de artesanato, considerada hoje uma das principais atrações do projeto.

- Após uma pesquisa no bairro constatamos o grande número de artesãs da localidade da Barra que participavam de outras feiras. Procuramos assim, por meio de nossa escola, capacitar novas artesãs, oferecer novos cursos às profissionais que já trabalham na área e o resultado tem sido melhor que o esperado, disse, Kátia Angeloff, uma das coordenadoras da unidade. A Escola de Qualificação está localizada na Rua Agripino Francisco Martins, 110, Imbetiba. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no local ou pelo telefone 2762 1776.

Feira amplia rendimento dos artesãos e projetos sociais levam a inclusão na Barra

Artesãos e vendedores ambulantes estão satisfeitos com o projeto “Esporte Educação na Praça da Barra”. Desde que foi criado, o rendimento desses profissionais tiveram um acréscimo de 30%. Por ser um evento mensal e com saldo positivo para a comunidade, os vendedores buscam agora mais edições do projeto.

- Toda vez que participo vendo bastante. Os moradores da Barra gostam muito de artesanato, sabem dar valor o trabalho e compram sempre, disse Maria da Paz, moradora da Colônia Ilha Leocádia que sempre participa como convidada da feira.

Já Edmundo Teixeira Côrtes é morador da Barra e vende doces e guloseimas nas praças da cidade e viu no projeto a oportunidade de aumentar sua renda mensal.

- Antes tinha que percorrer todas as praças das redondezas para compensar o meu mês de trabalho. Hoje continuo em outros lugares, mas aqui, no Mirante dos Navegantes, consegui mais um ponto de trabalho, perto de casa e com faturamento acima da média, completou.

Paralelamente à feira, a Secretaria de Educação que é parceira do projeto, tem levado à praça diferentes ações sociais e educativas a fim de promover a inclusão social e digital dos cidadãos. Postos de cadastramento de cursos técnicos do CETEP,

Apresentações musicais, distribuição e arrecadação de livros são algumas das iniciativas realizadas durante o ano passado.

- A praça é o centro de um bairro onde todas as informações, ações e atividades podem ser compartilhadas. Por isso entendemos que a Secretaria de Educação é fundamental nessa parceria, pro que entendemos que essas ações transversalizam-se na Educação, explicou o secretário.

Participam ainda do projeto as secretarias municipais de Meio Ambiente, Iluminação, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Agricultura e Abastecimento e Fundação de Esporte e Turismo.