logo

Feira de Adoção busca novos lares para cães e gatos

01/11/2017 10:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Evento acontece neste sábado (4) e domingo (5), no Parque da Cidade

A quinta edição da Feira de Adoção que aconteceria neste sábado (4) e domingo (5), no Centro de Referência dos Animais, localizado no Parque da Cidade, na Praia Campista, foi adiada por conta da previsão de mau tempo. A próxima edição será nos dias 2 e 3 de dezembro. Além da adoção de animais adultos saudáveis, castrados, vacinados e filhotes de cães e gatos, haverá vacinação antirrábica, registro geral do animal (RGA) e palestras educativas sobre a prevenção de zoonoses.

A feira, que ocorre sempre no primeiro final de semana de cada mês, é promovida pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), ligada à Secretaria de Saúde. O evento tem parceria dos protetores de animais de Macaé, oportunizando aos grupos organizados doarem cães e gatos resgatados e cuidados por eles.

Nos dois dias do evento os agentes de endemias estarão no local e farão a aplicação da vacina contra a raiva, esclarecendo as principais dúvidas da população. A proposta do poder público é integrar cada vez mais protetores, cuidadores e simpatizantes de cães e gatos do município, estabelecendo um elo de iniciativas e estratégias para a redução de animais soltos nas ruas.

A expectativa da coordenação de saúde do setor é que mais pessoas abracem a causa, adotando um animal de estimação. “Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, comprovante de residência e assinar um termo de adoção. Também é fundamental que ao adotar um cão ou gato as pessoas façam logo a prevenção, imunizando-os contra as pragas urbanas, o vírus da raiva e tenham o cuidado básico que se deve ter no trato dos animais”, observou o coordenador Rafael Amorim.

Dicas para quem quer adotar

Ao decidir ter um animal de estimação a pessoa deve levar em conta que o animal doméstico tem um tempo médio de dez a 15 anos de vida, que ficam doentes e precisam de cuidados constantes. Alimentação adequada e vacinação periódica são alguns dos cuidados necessários.