Foto: Guga Malheiros - Arquivo SECOM
A proposta é oferecer um lar aos cães e gatos em situação de vulnerabilidade
O Centro de Referência dos Animais, localizado no Parque da Cidade, será palco de um gesto de cuidado e carinho. O local vai sediar a feira de adoção de animais, neste final de semana (1 e 2), das 10h às 17h, com a proposta de oferecer um lar a cães e gatos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da Coordenação de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde.
O coordenador de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim, informa que, durante o evento, agentes do CCZ estarão no local para esclarecer sobre os cuidados com os cães e gatos, além de tirar as principais dúvidas da população sobre a questão. "A proposta do poder público é se integrar, cada vez mais, com os protetores de animais do município e, com isso, estabelecer um elo de iniciativas e estratégias para o bem dos nossos animais", destaca Amorim.
Os animais disponíveis para adoção são cães e gatos, adultos e filhotes. Os adultos estão castrados e vacinados. Já os filhotes serão cadastrados, para quando completarem a idade apropriada serem adotados. Para adotar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, comprovante de residência e assinar o termo de adoção, comprometendo-se a cuidar do animal.
Na oportunidade, os grafiteiros do município estão convidados para divulgarem seus serviços, abraçando voluntariamente a causa. "A arte poderá ser expressa por meio do grafite nas áreas do Centro de Referência dos Animais e será necessário que cada artista leve o seu material de trabalho", diz Rafael.
As feiras de adoção seguem até dezembro, sempre no primeiro final de semana de cada mês. Para participar, entidades ou cidadãos podem se cadastrar através do telefone 0800-022-6461. As inscrições terminam sempre nas terças-feiras que antecedem o evento. Para a feira deste final de semana, o cadastro está encerrado.
O Centro de Referência dos Animais é um polo adequado para a realização de eventos e ações voltadas aos animais domésticos. A partir de julho, o espaço terá uma programação fixa de adoção e educação para o trato dos animais.