Começou, nesta sexta-feira (3), a Feira de Adoção de Cães e Gatos e Vacinação Antirrábica, no antigo Terminal Lagoa. As atividades seguirão até sábado (4), das 9h às 12h. Todas primeiras sextas e sábados de cada mês, o Terminal Lagoa receberá a Feira, mantendo o horário na sexta-feira de 14h às 20h e sábado de 9h às 12h.
"Estamos felizes por estar aqui promovendo a adoção e o cuidado com os animais. Também estamos preparados para atender a todos e com expectativas de boas adoções", disse o o coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim.
Durante a Feira, as pessoas aproveitaram para vacinar e incentivar a quem ainda não tem animal de estimação a adotar. "Convenci a minha mãe a ter um cachorro há pouco tempo, hoje, já temos dois em casa. Vim aqui vaciná-los, e acho importante a prefeitura disponibilizar isso para que a população possa cuidar dos seus bichinhos de estimação", disse a estudante Larissa Castilhos. "Aconselho a quem se sente muito sozinho, a adotar um cachorro, são ótimas companhias e sempre te alegram", acrescentou.
O conselho foi ouvido. "Comecei a gostar de cachorros há pouco tempo e agora, tenho dois em casa, a gente aprende muitos com eles. Hoje, vim aqui na feira e não foi diferente, me apaixonei por essa pequena e vou levá-la comigo", disse a cabeleireira Leidiane Mendonça, levando em seus braços a pequena Kiara, nome já escolhido por ela.
Nesse ano, a Feira de Adoção e Vacinação tem uma novidade." Vamos trabalhar depois do horário comercial, para que as pessoas consigam vacinar seu cachorro ou gato, após sair do serviço. O objetivo é aumentar o número de animais vacinados", informou Rafael Amorim.
Adoção
Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, comprovante de residência e assinar um termo de adoção. É fundamental que ao adotarem os animais de estimação as pessoas façam logo a prevenção, imunizando-os contra as pragas urbanas, o vírus da raiva e tenham o cuidado básico que se deve ter no trato dos animais.
Ao decidir ter um animal de estimação, a pessoa deve levar em conta que o animal doméstico tem um tempo médio de 10 a 15 anos de vida, que ficam doentes e precisam de cuidados constantes, como alimentação adequada e vacinação periódica