Feira de Economia Solidária acontece até sexta-feira

07/07/2015 17:10:00 - Jornalista: Thamires Costa

Foto: Juranir Badaró

Praça Veríssimo de Melo recebe feira das 8h às 18 horas

Como forma de expor e gerar renda com o artesanato, a Feira de Economia Solidária, que está sendo realizada nessa semana de 8h às 18h na Praça Veríssimo de Melo, tem atraído a população macaense. O que faz com que os artesãos comemorem essa oportunidade.

A presidente da Associação Fazendo Arte Macaé, Marciana Cândido, destaca o apoio da Agência de Trabalho, Emprego, Educação Profissional e Renda (Agetrab) pelo espaço. "É muito importante o espaço para o trabalho das famílias", destacou.

Quem passa pela praça, vê em cada tenda uma arte diferente. A artesã Salete Laranjeira fala do valor desse trabalho. "Alguns que estão aqui já são aposentados, e têm no artesanato não só uma fonte de renda extra, mas uma terapia ocupacional", comentou.

Muitas pessoas aproveitam a passagem pela praça para conferir os trabalhos. "Adoro artesanato. Acho legal ter esse espaço aqui. Vim da Serra e aproveitei para comprar uma lembrança" disse Rosimeire de Melo, dona de casa e moradora do Trapiche. Para a comerciante Iracélia da Silva, a Feira de Economia Solidária é uma forma importante para o trabalho dos artesãos.

Bonecas de pano, caixinhas de joias, toalhas com pinturas feitas a mão, quadros e outros produtos são encontrados na feira. O artesão chileno Raul González, que mora em Macaé há cerca de trinta anos, investe na reciclagem para criar seus artefatos. Fontes, lustres, enfeites com conchas fazem sucesso, conta o artesão, que já recebeu encomendas para enviar seus produtos para fora da cidade.

O presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes, frisa como tem sido significativo esse apoio dado à Economia Solidária desde 2013. "É muito importante esses canais de comercialização, como a feira e a loja de artesanato da Economia Solidária. Conseguimos grandes avanços com esses projetos, ainda mais nesse atual momento, uma fonte de renda extra e autônoma é de grande valor. Vamos continuar apoiando sempre esse trabalho", destacou.

A loja de artesanato da Economia Solidária funciona de segunda a sábado no Centro Macaé de Cultura, localizado Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro.


Fotos Relacionadas