Feira de Oportunidades fomenta empreendedorismo

22/01/2014 15:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Flávio Sardou

A feira foi realizada na sede do Senai em Macaé

Para potencializar a cadeia de empreendimentos, aconteceu nesta terça-feira (21), na sede do Senai, a 1ª Feira de Oportunidades, exposição dos empreendedores e parceiros do programa “Shell Iniciativa Empreendedora”. Com apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), os participantes podem ser beneficiados com linha de crédito específica para seus planos de negócios. De acordo com o presidente do órgão, Vandré Guimarães, a ideia é fomentar o empreendedorismo no município.

O evento é um espaço para os empreendedores, capacitados durante três meses, apresentarem suas ideias e negócios desenvolvidos ao longo do curso. Com o tema “Redes para o Futuro”, a feira tem como foco a formação de parcerias, por meio da criação de redes de contatos. “Os participantes apresentaram casos de sucesso que podem ser realidade no mercado. Nosso papel é incentivar essas iniciativas, possibilitando o suporte necessário”, acrescentou.

Durante a Feira, foram apresentados os primeiros colocados: Agnes Aguiar (1°lugar), com fabricação e comercialização de quilhas para pranchas de surf e stand up em geral; Gabriel Galvão (2° lugar), com prestação de serviços de manutenção de softwares e treinamentos em automação industrial, gerenciando e apresentando soluções de alta tecnologia; Camylla Costa (3° lugar), que apresentou um instituto em desenvolvimento humano com o objetivo de promover treinamentos e palestras comportamentais vivenciais abertos ou corporativos. Eles serão contemplados com prêmios da Shell que totalizam R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Os critérios de julgamento foram baseados na inovação e sustentabilidade. O programa é executado pelo Centro Integrado de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Para Camylla Costa, que trabalha com desenvolvimento humano, a iniciativa é uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos em planejamento. “A possibilidade de aprendermos a construir o plano de negócios do nosso empreendimento é fundamental para o sucesso que estamos buscando. Além disso, começamos a participar da formação de uma grande rede”, afirmou a expositora.

A ação marca também o início das inscrições para a próxima turma, que podem ser feitas pelo site do programa (http://www.iniciativaempreendedora.org.br/), a partir desta terça-feira (21).



O Programa

O “Shell Iniciativa Empreendedora” é um programa de incentivo ao empreendedorismo alinhado à cadeia de óleo e gás. O projeto contribui para a formação de novos negócios, oferecendo capacitação, consultorias e orientação técnica a pessoas com perfil empreendedor. A partir da análise e desenvolvimento de habilidades, a ideia é auxiliar na elaboração e gestão de seus planos de negócios e, assim, colaborar para a construção de empreendimentos bem-sucedidos e socialmente responsáveis.