
Foto: Moisés Bruno
A Feira MEI aquece a Praia Campista
A Feira MEI – Cultura & Empreendedorismo em Movimento aqueceu este sábado (19). A programação que segue até 21h, na Praia Campista ( espaço dos jogos de futebol da Petrobras) tem como foco principal o microempreendedorismo que alia artesanato e gastronomia. Esta é uma oportunidade para quem está aproveitando o fim de semana de férias escolares e de comprar lembranças e presentes alusivos ao Dia do Amigo, celebrado neste domingo (20 de julho). A entrada é gratuita.
                A Feira é realizada em parceria  com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Macaé.O público tem a oportunidade de  conhecer, apreciar e  adquirir produtos expostos nos 10 estandes. O espaço abrange arte e gastronomia  com culinária local, exposição de artesanato artístico, além de espaço de convivência, música ambiente e atrações culturais populares para crianças, jovens e adultos.  A gestora em Recursos Humanos Fernanda Lacerda visitou  e aproveitou para comprar roupas para a boneca da  filha Heloísa está de férias. "O sábado foi perfeito para esta feira. Gostamos  bastante de tudo”, comentou.
O projeto tem a finalidade de  ocupar os espaços públicos da cidade com arte, identidade e oportunidades. Para a Secretária Municipal de Cultura, Waleska Freire, a programação tem como foco o fortalecimento. " Essa  união estratégica é significativa  e os encontros mensais entre a sociedade civil, produtores culturais, artesãos e microempreendedores locais vão fomentar ainda mais a  economia criativa. O objetivo é  movimentar territórios com cultura viva e renda solidária”, salientou.
Muitos produtos expostos são produzidos em família, a exemplo do casal Juliane e Anderson Simões. Eles aproveitaram a oportunidade para apresentar e comercializar  pães artesanais. “ Vendemos em casa  e estamos com muita expectativa”, destacou Juliane.  Também no evento, a artesã Maria da Glória Pereira Sardinha  elogiou a programação.“Só tenho que agradecer à Secretaria de Cultura. Agora temos mais chances de expor e ter mais visibilidade. Produzo bijuterias e estou cada vez mais motivada a me profissionalizar ainda mais”, disse.
Já a  organizadora da Feira MEI e produtora cultural, Jeanne Brazil agradeceu o apoio da Prefeitura. “A parceria com a  Secretaria de Cultura está sendo muito importante, pois nos apoia com na infraestrutura (como sonorização, mesa e cadeiras, banheiros químicos). “ Contamos com 30 vagas divididas para artesãos e  empreendedores.  Até outubro , a Feira MEI – Cultura & Empreendedorismo em Movimento vai acontecer na Praia Campista.  A proposta é incentivar o consumo de produtos locais e autorais; integrar arte, gastronomia, serviços e artesanato num mesmo espaço;”, pontuou.
A próxima edição da Feira MEI – Cultura & Empreendedorismo em Movimento está prevista para dia 20 de agosto.