
Foto: Rui Porto Filho
O evento contou com muita música, artesanato e comidas
A Feira Multicultural “Afro Macaé: Saberes e Sabores”, encerrou neste sábado (22), na orla da Imbetiba, a programação da Semana da Consciência Negra. O evento, organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial contou com muitas atrações musicais, artesanato e comidas.
Outra atração que integrou o evento, foi a comemoração dos 30 anos do projeto Trem do Samba pelas Estradas, com o cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz, Velha Guarda da Portela, além das cantoras locais Jo Wilme e Andrea Martins. Este é o segundo ano consecutivo do projeto patrocinado pela Petrobras.
A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, contou que é a primeira vez que acontece a Feira Multicultural e a iniciativa teve boa aceitação.
“Foi uma oportunidade de dar destaques aos empreendedores negros. Tivemos a participação de 20 empresários e muitos ficaram de fora. A nossa intenção é que esse evento faça parte do calendário do município. A cultura afro é muito linda e alegre. É resistência”, ressaltou.
“Faço parte do projeto Mãos que Transformam Fios em Identidade e Autoestima, onde contamos com um grupo de 41 pessoas. A gente ainda enfrenta muito preconceito e eventos como esse são importantes, pois a minha mensagem para o mês da Consiência Negra é que os negros não desistam dos seus sonhos e que tenham força e resistência”, contou.
“Nós temos a Casa de Crioula que é um lugar de fala, onde realizamos exposições, eventos, que exalta a cultura negra. E temos também o bloco que irá completar 17 anos”, disse.