Foto: Ana Chaffin
Modalidades dentro das artes marciais estão na concorrência para o Bolsa Atleta
Os inscritos no programa Bolsa Atleta da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) devem comparecer até sexta-feira (30) na sede da instituição, localizada na Alameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/nº, Riviera Fluminense, no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt. O objetivo é confirmar a inscrição na seleção de atletas de rendimento e, caso seja necessário, resolver pendências.
De acordo com a Fesportur, cerca de 300 atletas realizaram a inscrição no programa, que terminou no último dia 16. O resultado final está previsto para a segunda quinzena de setembro. Os selecionados receberão bolsas até o mês de dezembro no valor de R$ 350 a R$ 3 mil conforme a categoria. As modalidades mais concorridas foram jiu-jitsu, surf, bodyboarding, natação, entre outras.
A proposta do governo é fomentar a prática do esporte de alto rendimento através do benefício que oferece melhores condições aos atletas para representarem o município nas principais competições regionais, estaduais, nacionais e no exterior.
Os atletas devem ser residentes no município e fazer parte dos Programas Olímpico, Paralímpico e Não-Olímpico em esportes filiados e regulamentados por federações, confederações e ligas esportivas. De acordo com o edital, os critérios para a concessão dos benefícios subdividem os atletas nas categorias Individual/Coletiva A, B, C, D e E, de acordo com as modalidades individuais e/ou coletivas das competições em que participam.