Na próxima segunda-feira (18), as 100 crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no bairro Fronteira, celebrarão a Páscoa. A festa acontecerá no salão do Sindicato dos Servidores Municipais de Macaé, a partir das 18h30, com distribuição de ovos de chocolates, caixas de bombom e uma palestra explicando o verdadeiro sentido da Páscoa.
A confraternização será realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Igreja Batista em Imbetiba, que oferecerá um jantar e atividades para as crianças. O evento é apenas para as crianças, a família não poderá participar em razão do número de crianças que fazem parte do projeto.
Para o coordenador do Peti Fronteira, Douglas Fontes, a importância deste evento é passar para as crianças o verdadeiro sentido da Páscoa, que muitos comemoram sem saber o que estão festejando.
- A Páscoa não é só ovo de chocolate, existe um sentido maior. Talvez as crianças possam refletir sobre isso e, a partir disso, procurar fazer um mundo melhor, com menos violência, disse.
O Peti funciona em Macaé, há seis anos, em parceria da prefeitura com os governos estadual e federal. Visa erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades sócio-educativas. Os trabalhos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos dois turnos, manhã e tarde, com período complementar ao do ensino regular. É a jornada ampliada que trabalha com as seguintes atividades: culinária, arte, cidadania, meio ambiente, educação física, recreação e capoeria. O Peti-Fronteira está localizado à praça do bairro e o telefone é (22) 2763.0152.