Foto: João Barreto
A comemoração na paróquia vai até o domingo
“Sempre que uma comunidade tem um padroeiro, ele é um exemplo para os seus fiéis”. Assim o Padre Gleison Lima convida os macaenses para a tradicional Festa de Santo Antonio que começou, nesta terça-feira (9), e termina no domingo (14), sempre das 19h às 23h, na paróquia homônima, na Travessa Padre Pedro, s/nº, no bairro Visconde de Araújo. A Prefeitura de Macaé apoia o evento.
- Santo Antonio é exemplo de amor à eucaristia, pobreza e caridade com os mais necessitados, garante o sacerdote, anunciando que a verba a ser arrecadada com o Arraiá de Santo Antonio será aplicada para a Comunidade Toca de Assis, Casa dos Pobres e Seminário Diocesano de Nova Friburgo, além de contribuir para pagar terreno no bairro Novo Horizonte, onde serão construídos Centro Social e Capela.
Padre Gleison conta que a festa, por onde passará milhares de pessoas, baseia-se tradicionalmente na espiritualidade – para ele o mais importante -, na cultura e na sociabilidade, envolvendo entretenimento. "Esse é o tripé no qual o evento se alicerça", ressalta.
Programação - Nesta quarta-feira (10), realizam-se festival de quadrilhas e show com a Banda Sanfônica de São Paulo. Trinta e cinco músicos animarão os presentes, a partir das 20h, com músicas juninas. Quinta-feira (11), às 20h, é a vez dos comediantes e músicos cristãos (forró) Doidinhos de Deus (DDD) levarem animação ao público e ainda o tradicional festival do pastel.
Na sexta-feira (12), às 20h, show com a Banda Trinum, de Casimiro de Abreu. No dia do santo, sábado (13), missa com Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 11h, seguida por feijoada na praça. Às 18h, procissão; 19h, missa; e 20h, show com a cantora católica de axé, Jake.
No domingo (14), corrida (6 km) e caminhada (3 km) homenageando o santo. Missa às 11h, seguida de almoço e bingo na praça. Às 20h, show com o grupo casimirense Renascer que animará o público com o mais puro louvor. Às 22h, sorteio do show de prêmios, cuja cartela custa R$ 10. Os sorteados levarão: primeiro lugar, um novo Ford Ka 1.0 Hatche, completo; segundo, uma viagem com tudo pago à Terra Santa e à Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (POL), em 2016; em terceiro, uma moto FAN 125; em quarto, uma TV de LED 32’ Philco e em quinto, um notebook. Também serão sorteados bicicleta, tablet, cafeteira e outros.
Santo Antônio
No sábado (13), a Igreja Católica celebra a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Por isso, é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.
Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, estudou Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não teve dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Em Portugal, conheceu a família dos Franciscanos que não só o encantou pelo testemunho dos mártires, em Marrocos, como o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.
Ao ir para o Marrocos, ficou tão doente e teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do “Pobre de Assis” (São Francisco) que lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses que, isoladamente, viviam uma falsa doutrina e pobreza.
Santo Antônio serviu sua família Franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.