Festa Junina comemora 15 anos do CriaSana

23/06/2022 10:08:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Festa Junina Arraial do Sana será nesta sexta (24) e sábado (25), a partir das 17h

No centro do arraial do Sana, distrito na Região Serrana de Macaé, fica o Polo de Cultura CriaSana. Mais do que uma feira de arte e artesanato, o espaço é ponto de encontro de artistas de diferentes vertentes culturais com a comunidade e visitantes. O CriaSana comemora seus 15 anos de fundação (28 de junho de 2008), com uma festa junina e diversos shows, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a partir das 17h.

A programação conta com “O Grande Casório na Roça (perna de pau)”, apresentado pelo grupo de arte circense de Fabiano Freitas; fogueira e comidas típicas. Além disso, vai haver shows do Trio Da Mata, do Trio Nilopolitano e do Grupo Percussivo B.R. das Montanhas.

A festa é uma realização da Feira CriaSana, com o patrocínio da União dos Comerciantes do Sana. O letrista e pintor de telas, Paulo Sérgio da Rocha, o Papau, é membro da Feira CriaSana. O paulista, há 21 anos no Sana, ressalta que, depois de 15 anos de sua fundação, a feira é uma referência para quem visita o distrito.

“Eu gostaria de ver todos que amam o Sana fortalecendo esta festa que é comunitária. São muitas mãos fazendo este evento. É um privilégio morar aqui e também receber nossos visitantes que são especiais, porque valorizam a nossa arte e o meio ambiente do Sana”, disse Papau.

“É com satisfação que a Secretaria de Cultura apoia as comemorações dos 15 anos do CriaSana, um espaço para prática, criação e apresentação artísticas e para o empreendedorismo. O CriaSana é peça fundamental para a integração social, para incrementar o desenvolvimento econômico da localidade através da cultura e, também, para o turismo na região serrana”, disse o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Atualmente com 19 boxes de artesãos, artistas plásticos e empreendedores solidários, mais 19 trabalhadores avulsos, o espaço CriaSana é administrado, desde a sua fundação, por Fausto Andrade. Segundo o administrador, o CriaSana foi idealizado a partir de uma reunião proposta por ele aos moradores, em 2007, com o objetivo de reordenar o distrito, qualificando o turismo em prol da comunidade e para atrair público apreciador das artes. Assim foi criada a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos do Sana (Sanarte), que deu origem ao espaço CriaSana, inaugurado no ano seguinte.