Festival da Mulher Negra reúne diversas atrações nesta quarta

24/07/2023 15:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

O evento será nesta quarta-feira (26), 18h, na Rinha das Artes

O Festival da Mulher Negra será realizado nesta quarta-feira (26), às 18h, na Rinha das Artes e terá diversas atrações. A programação é uma homenagem ao dia 25 de julho, quando se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data para relembrar a luta, memória e resistência das mulheres negras do país.

O evento é organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e contará com feira de artesanato com acessórios, livros, roupas e acarajé, além da apresentação musical da cantora Jô Wilmer e os músicos Diego Barros e Saulo Marinho, performance artística com dança de Claudia Bispo e poesia e repertório especial com o grupo Cigarras. Também será lançado o livro “Mulheres que pariram a esperança: Narrativas femininas sobre a vida” editora Africanidades. A obra conta com a produção de moradoras da Nova Esperança e é coordenada pela professora do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rute Costa.

O festival contará também, com a entrega do prêmio Drª Olga Neme, criado para homenagear mulheres empreendedoras e habilidosas, que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural regional. Em função do prêmio, será realizada na página do Instagram da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (@igualdaderacialmacae), a indicação popular para receber votos. A premiação será para quatro mulheres negras que se destacam em várias áreas conforme talento e habilidade.

A advogada Olga Sueli Neme Rios, falecida em 2013, prestou relevantes serviços à sociedade à frente da Organização Não Governamental (ONG) Milagre da Vida. Defensora dos Direitos Humanos, ela se dedicou especialmente a pessoas com vírus HIV.

No dia 2 de agosto (quarta-feira) está previsto o V Fórum de Igualdade Racial, que vai acontecer no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, às 14h.