A exposição itinerante seguirá por escolas das redes públicas.
O projeto Festival de Mobgrafia de Macaé, de Cybel Chagas, premiado no Chamamento Público 02/2024 - Festas e Festivais, da Secretaria de Cultura de Macaé, e realizado com financiamento pelo Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), será lançado neste sábado (11), na praça do bairro Fronteira. O evento, aberto ao público, terá início às 15h. O festival prosseguirá em escolas das redes públicas até o dia 17.
O projeto consiste em uma exposição fotográfica de trabalhos produzidos com celular de trinta estudantes selecionados, que receberão prêmio em dinheiro. O tema do festival é “O que eu vejo através da minha câmera de celular?”. Os organizadores definem a exposição como uma coleção de imagens sensíveis, críticas e surpreendentes, que revelam a potência da juventude de regiões periféricas e da zona rural de Macaé. Foram selecionados estudantes das redes públicas municipal e estadual, incluindo do Pré-Vestibular Social e do Colégio de Aplicação (CAp). Por meio de QR Code nos banners da exposição, o projeto promove acessibilidade comunicacional. Em uma galeria online, as fotos são audiodescritas. Onze profissionais, especialmente da área cultural, estão envolvidos na execução do projeto, com duração de cinco meses.
O multiartista macaense e diretor do projeto, Cybel Chagas, tem uma trajetória de dez anos na área cultural, atuando nas vertentes cinema, teatro, fotografia e produção. Em 2024, ele produziu a exposição Mobgrafando Macaé, também com a proposta de democratizar e expandir os conceitos da fotografia artística. O Mobgrafando Macaé foi fruto de prêmio do Chamamento Público 06/2023 da Secretaria de Cultura de Macaé, que selecionou trabalhos na área de audiovisual no âmbito da Lei Paulo Gustavo de fomento cultural (LC195/2022).
Agenda
Sábado (11), a partir das 15h – Praça da Fronteira (bairro Fronteira). Aberto ao
público
Segunda-feira (13) – E.M. Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto)
Terça-feira (14) – E.M. Professora Elza Ibrahim (Ajuda de Baixo)
Quinta-feira (16) – E.M. Professora Elisabete Brandão (Lagomar)
Sexta-feira (17) – E.M. Natálio Salvador Antunes (distrito de Córrego do Ouro – Região Serrana de Macaé)
Ficha Técnica
Direção: Cybel Chagas
Produção Executiva: Viviane Santos
Produção da Exposição: Júnior Moreno
Design Gráfico: Lyon Jesus
Gestão de Mídias: Viviane Santos
Curadoria: Julia Gordiano e Luan Ramos
Montagem da Exposição: Giovanni Attilio
Audiodescrição (Roteiro e Consultoria): Débora Haupt e Luciane Molina
Narração da Audiodescrição: Gisele Souza
Captação e edição de áudio: Anthony Brito
Incentivo Cultural - PN