Foto: Monalisa Fagundes
Transformar a Orla da Praia dos Cavaleiros num corredor de destino de turismo e de gastronomia. Este foi um dos principais objetivos para a criação do Polo Gastronômico do local, fundado há três anos, pelo Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB). O 3º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia veio mostrar que os empresários do ramo, envolvidos no polo, não estão de brincadeira. O evento, que teve o apoio da Prefeitura, atraiu mais de 14 mil pessoas na orla no último fim de semana.
Ao todo, o festival movimentou cerca de R$ 105 mil, só em pratos de degustação, e mais R$ 100 mil em bebidas, apenas itens do festival, durante os quatro dias do evento. Mais de 10 mil pratos foram comercializados, superando as expectativas. Só no sábado (15), o restaurante Ilhote Sul comercializou 500 pratos de Moqueca de Camarão com Arroz Siciliano, preparado especificamente para o festival. Já o restaurante Top Grill, no mesmo dia, vendeu 200 pratos do irreverente prato Pique Macho, uma combinação de filé mignon, linguiça, queijo fresco, ovos, acompanhado de salada e fritas.
Os pratos de degustação tiveram o custo padrão de R$ 15. Os restaurantes envolvidos no festival foram Durval; Estação da Praia; Finalmente Creperia; Finalmente Grill; Koni Store Macaé; Ilhote Sul; La Fazendinha; Lucca Ristorante; Parada do Chopp; Picanha do Zé I e II; Seu Adonias; Top Grill; Xote Baião.
No domingo, a Via Gourmet - montada pelo decorador Beto Brandão - foi palco de muita diversão. Centenas de crianças tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo infantil do grupo Teatral Volta Seca, de Goiás.
Além da boa gastronomia e da animação por conta do grupo de teatro, o evento contou com oficinas de gastronomia, curso de coquetelaria, aulas de sucos orgânicos (ministrados pelo SESI) e shows que encantaram o publico (Vitrola Blues, Zeca do Trombone e Anthony Brito e Banda).
Durante o workshop de coquetelaria, ministrado pelo presidente da Associação Carioca de Bartender (ACBRJ), Iramar Alves e pelo mestre da coquetelaria clássica internacional, José Ramos de Oliveira, foi anunciada a instalação de uma filial da associação em Macaé, para os próximos meses. Mas, a princípio, os especialistas permanecerão na cidade para realizarem cursos intensivos de Coquetelaria Clássica, no valor de R$ 400. O primeiro já teve inicio nesta segunda-feira (17), no Lucca Ristorante. Ainda dá tempo de participar, o interessado deve fazer contato pelo número 22 27733736. Serão três dias teóricos e três dias de aulas práticas.
Ao longo dos dias, os participantes puderam degustar, gratuitamente, pratos requintados, preparados por chefs renomados (Massimo Torresan, Checo Gonzalez, Fabiano de Souza e Ilmar de Jesus), como: comida italiana, ceviche, gnocchi mediterrâneo de batata doce com camarão e almondegas exóticas, todos com harmonização de vinho Casa Valduga. De acordo com o diretor de gastronomia do Macaé CVB, Renato Martins, as oficinas serviram mais de 1400 pratos dessas iguarias.
O evento foi patrocinado pela cerveja Heineken. No primeiro e no ultimo dia, moradores e turistas puderam degustar a bebida gratuitamente. O público exigente aprovou. “É encantador saber que uma das maiores cervejarias investiu neste evento. Hoje a Heineken é considerada a melhor cerveja do mercado. A organização do festival está de parabéns por esta conquista”, disse a estudante de arquitetura, Sumaia de Sá.
- O evento foi um sucesso, todos os restaurantes ficaram superlotados. Cerca de 1220 long necks foram servidas gratuitamente, nos períodos de degustação. A marca foi venda exclusiva durante o evento, ao todo foram vendidas 650 caixas da cerveja. E durante as oficinas, mais de 1680 taças de vinho foram oferecidas aos participantes. Este ano nosso festival tomou forma. No próximo ano, será ainda melhor, garantiu Renato Martins, um dos organizadores do evento.
Quem não se arrependeu de participar pela segunda vez foi o município de Quissamã com as tradicionais cachaças produzidas naquele município. “Ficar fora deste festival é como ficar fora do turismo regional que temos entre as cidades de Quissamã, Macaé e Rio das Ostras”, falou o secretário de Turismo de Quissamã, Haroldo Cunha.
Para a pediatra Cristina Alvariz, o evento foi bem preparado e organizado. “Temos como referencia o Festival Gastronômico de Búzios e o mesmo tem ficado muito repetitivo. E não tem programação cultural. Aqui até a escolha dos shows foi seleto, que agradam ao publico de toda a idade. O Risoto de Feijão Fradinho com Lula não deixou a desejar aos pratos elaborados na Itália. Estive lá este ano e posso afirmar isso”, disse a pediatra.
Daniele Nacif se surpreendeu tanto com o festival que logo convidou amigos de cidades vizinhas a participar. “Não posso perder esta oportunidade. Eles nunca vêm me visitar, pois falam que Macaé não tem programa legal. Alguns custaram a acreditar. O evento este ano esteve incrível. Queremos bis”, elogiou.
A empresária Jacy Cherene deixou de ir a sua casa de Búzios porque a programação do final de semana, em Macaé, estava “convidativa” e “com vida ativa”. “Macaé não morre aos finais de semana como se fala por ai. O fato é que não costuma ter atrativo para movimentar o lugar. Este final de semana tem sido maravilhoso. O Festival está muito bem preparado, desde o menu aos eventos culturais”, ressaltou.
A secretária bilíngue Elizabeth Gomes compartilha da mesma opinião de Jacy. “Os pratos de degustação estão interessantes, diversificados e generosos. O valor dos pratos está acessível. Não me lembro de outro evento, em Macaé, com tanta interação entre o publico”, frisou.
A revitalização do final de semana na cidade foi a grande surpresa do público. “Estou impressionada. As barracas estão lindas. Vemos que o festival está se firmando. Que venham os próximos”, disse a empresaria, Maria do Carmo Chalub.
O gerente comercial, Bernardo Parmera, 28 anos, participou do evento e elogiou a organização. “De frente a praia, gratuito e com musica ao vivo. O cenário é perfeito e a ação está aprovada”, disse o carioca que levará uma boa impressão da cidade.
O presidente interino do Macaé CVB, Leonardo Anderson fala sobre a satisfação de ver o evento tomando forma.
- Nosso intuito é realmente este, mostrar que Macaé tem potencial para grandes eventos. Esta é a terceira edição do festival, certamente, os próximos anos serão ainda melhores, já que o evento já consta no calendário municipal como sendo um dos melhores eventos da cidade, concluiu.
O 3º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia foi realizado pelo Polo Gastronômico, do Macaé CVB, Sebrae e Prefeitura Municipal; com patrocínio principal da Cervejaria Heineken, Madeireira Canaã e Vilarejo Home Center, Casa Valduga, Word Wine.