Festival UFRJ/Mar continua neste fim de semana

23/11/2006 09:54:43 - Jornalista: Marilene Carvalho

Prossegue neste final de semana a oitava edição do Festival Interdisciplinar UFRJ/Mar, feito em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação, e a Petrobras. O evento acontece nesta sexta e sábado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), reunindo 58 oficinas. Embora os alunos do ensino fundamental formem o público alvo, o festival é aberto à comunidade em geral. O festival é o maior evento de extensão universitária do país.

O festival foi criado pela UFRJ com o objetivo de atender as comunidades costeiras. Sua edição é semestral. Nas oficinas são apresentados os projetos de extensão desenvolvidos por cada centro de estudos da universidade. O evento é dividido em quatro pólos: Oficinas (no pavilhão e segundo piso), Escola de Pescadores (segundo piso), Cultural (nas sedes das sociedades musicais Lira dos Conspiradores e Nova Aurora, Solar dos Mellos e Macaé Centro) e de Cursos (no Cefet, dirigido a professores da instituição).
No pavilhão principal do Macaé Centro estão concentradas 40 oficinas, incluindo o muro de escalada do Projeto Calango, realizado pela Faculdade de Educação Física. No estande da Saúde, estudantes da Faculdade de Medicina abordam questões atuais relacionadas à sexualidade. O Horto da UFRJ, que é parte integrante da Prefeitura Universitária, traz para o público algumas novidades como a horta em PET e a horta em telhado, além de fazer a distribuição de mudas de plantas ornamentais. A Engenharia Naval, também presente no evento apresenta modelos de embarcações construídos pelos estudantes.

Segundo o instrutor de oficinas, Jônatas Peixoto, o formato dos festivais é idealizado de acordo com as estruturas disponibilizadas nas cidades sedes. “O de Macaé, que dispõe de um centro de convenções, está sendo o maior de todos realizados até agora”, confirma o instrutor. As oficinas são realizadas por estudantes e funcionários da universidade com a orientação dos professores.

Também estão sendo realizadas oficinas de Navegação a Vela, Remo Olímpico, Biologia Marinha, Construção Naval, Educação Ambiental e Energia Solar, além de atividades como Trampolim Acrobático, Capoeira e Maculelê, Laboratório de Fotografia e Construção de Boi Pintadinho.

“Para Macaé, é importante sediar evento deste tipo. Os alunos da rede municipal estão tendo a oportunidade de conhecer os projetos e pesquisas da UFRJ”, comenta a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, que está disponibilizando ônibus para que os estudantes participem.