logo

Força tarefa contabiliza 900 metros de limpeza de galerias pluviais

18/10/2013 14:33:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Trabalho visa à limpeza e à desobstrução das galerias de águas pluviais

A prefeitura continua as ações da força tarefa, sob a coordenação da Empresa Pública de Saneamento (Esane), para implementar a limpeza das galerias de águas pluviais. Foram limpos mais de 900 metros de galerias pluviais na cidade.

As ações começaram no sábado (12) com a limpeza de galerias de águas pluviais em dois trechos da Rua Silva Jardim, no Centro. As ações aconteceram também em ruas da Aroeira e continuaram na quarta-feira (16), começando na parte da manhã, a partir das 8 horas, com limpeza das galerias de águas pluviais em trecho situado na Rua Marechal Deodoro, na esquina próxima ao Instituto de Medicina Nuclear.

Esse trecho é considerado crítico, por conta dos constantes alagamentos. Homens e máquinas da força tarefa abriram as galerias, onde foram encontrados os mesmos problemas: muito lixo, como pedaço de madeira, plástico, folhas, cigarros e areia.

Foram abertas e limpas galerias de cem metros que passam pela rua, para minimizar os constantes alagamentos em ocasião de chuvas mais fortes. Todos os bueiros e bocas de lobo receberam limpeza. Nesse trecho da rua, além de residências e pontos comerciais, está situada a Escola Municipal Professora Hilda Ramos Machado e os alunos, junto com os moradores e comerciantes, sofrem com os constantes alagamentos.

Na parte da tarde, a força tarefa continuou as ações na Aroeira, completando a limpeza na rede da Rua Juvenal Barreto, esquina com a Rua Joaquim Alberto Brito Pinto, onde mais de 150 metros de galeria de águas pluviais recebem limpeza.

Além da Esane, a força tarefa envolve ainda as secretarias de Limpeza Urbana, Obras e Mobilidade Urbana. O trabalho vai ser realizado de forma contínua. Além das limpezas agora efetuadas nos pontos críticos de alagamentos, a prefeitura vai continuar as ações, para manter as galerias de águas pluviais, seus ramais, bueiros, canais e córregos, sempre limpos para minimizar o impacto das chuvas.

Um mapeamento disponibilizado pela Defesa Civil dos locais de alagamento deu origem ao força tarefa. Essas informações possibilitam que sejam priorizados os pontos onde os alagamentos são constantes, visando à limpeza e à desobstrução das galerias desses locais antes do período das chuvas.

Outras ações da força tarefa já estão sendo planejadas e serão divulgadas pela Esane antes da realização das atividades, principalmente para evitar o impacto no trânsito da cidade.

Além da limpeza, a prefeitura está realizando um levantamento dos locais que precisam de reparos e o diagnóstico de cada rua, de como funciona a rede de drenagem, o diâmetro das manilhas, o fluxo da água e o estado de conservação da rede.

A prefeitura vai realizar a classificação do que é retirado das galerias obstruídas, separando e pesando o que é lixo orgânico, o que são outros tipos de materiais, como plástico, papel, madeira e tudo que for encontrado obstruindo as redes de águas pluviais. O objetivo é fazer um trabalho de conscientização da população para evitar que isso continue acontecendo no município.

Até agora, já foi contabilizada a limpeza de 200 metros de rede na Rua Silva Jardim; 234 metros entre as ruas Francisco Portela e Manoel Joaquim Reis; 110 metros no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Teixeira de Gouveia;120 metros na esquina da Avenida Papa João XXIII; 100 metros na Rua Marechal Deodoro e 150 metros na Aroeira, totalizando cerca de quase 900 metros de limpeza e drenagem das redes pluviais desde o início da força tarefa.

Prefeitura disponibiliza serviço para retirada de entulhos

Para evitar o lançamento de lixo e entulhos nas ruas, a prefeitura conta com dois projetos, o Cata Bagulhos e o Cata Entulhos, que atuam na retirada de lixo, entulhos de obras e outros materiais como móveis e eletrodomésticos. Para contar com o serviço de retirada de bagulhos, é necessário o agendamento, através do telefone 27961235. É só ligar, se informar e solicitar o serviço.

A secretaria de Limpeza Pública criou a operação Cata Bagulho com o objetivo de recolher pela cidade materiais como móveis e eletrodomésticos, que a população coloca na rua. A operação visa evitar que os moradores descartem esses materiais nas calçadas, terrenos baldios ou proximidades dos canais que cortam a cidade.

Os entulhos, restos de tijolo, concreto, madeira, fragmentos de argamassa e outros produtos que são desperdiçados durante as obras são recolhidos pela secretaria de Limpeza Pública, desde que estejam embalados e o serviço seja agendado. Para agendar a retirada de entulhos, o telefone é 2762-4667. Após o agendamento, o prazo para atendimento é de até 15 dias.